Aqui você encontra resposta para várias daquelas perguntas intrigantes quando o assunto é vidro. Não encontrou aqui o que procurava? Escreva para ovidroplano@abravidro.org.br e nós responderemos em nossa revista
V
-
Ventosa
Equipamento utilizado no manuseio do vidro formado por uma esfera de borracha que agarra o material pela superfície.
Saiba mais -
Vidro acidado
Vidro submetido a uma solução ácida que age no material de maneira controlada. O resultado é a criação de texturas, desenhos e letras, dando ao vidro um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente.
Saiba mais -
Vidro antifogo
Os vidros resistentes ao fogo, também chamados de antifogos, são laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, como o gel intumescente, que se funde e dilata em caso de incêndio.
Saiba mais -
Vidro antirreflexo
Contém microtexturas impressas em uma de suas faces, conferindo ao vidro a capacidade de eliminar reflexos luminosos. Fabricação Durante a fabricação do antirreflexo, o vidro plano passa por um processo que tira o brilho de sua superfície. No mercado vidreiro, há dois tipos desse vidro: os que diminuem a reflexão (importados) e os que têm […]
Saiba mais -
Vidro antivandalismo
O vidro antivandalismo é um multilaminado capaz de preservar ambientes contra golpes de pedras e marretas, entre outros.
Saiba mais -
Vidro aramado
Considerado um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.
Saiba mais -
Vidro autolimpante
Para a produção do autolimpante, o float recebe uma película com uma camada com partículas de dióxido de titânio (TiO2). A camada de cobertura age de duas formas: na primeira, quebra as moléculas orgânicas; e, na segunda, elimina a poeira inorgânica.
Saiba mais -
-
Vidro bisotado
Também chamado de biselado, recebe tratamento especial em suas bordas para evitar acidentes e trincas. É utilizado principalmente na indústria moveleira.
Saiba mais -
-
Vidro composto
Apesar de não ser uma denominação usual, os vidros laminados e os insulados podem ser chamados de compostos.
Saiba mais -
-
-
Vidro craquelado
Composto por uma camada interna de vidro temperado, duas camadas externas de vidro comum e duas lâminas de resina. Apresenta textura composta por uma infinidade de trincas que difundem a luminosidade do ambiente.
Saiba mais -
Vidro curvo
O processo de curvatura consiste em colocar o vidro float sobre um molde (matriz) de aço comum ou inoxidável dentro de um carrinho.
Saiba mais -
Vidro duplo (insulado)
O vidro duplo, também chamado de insulado, tem função termoacústica. Dependendo de sua composição, pode proporcionar isolamentos térmico e acústico.
Saiba mais -
Vidro extra clear
É mais claro e transparente que o padrão, pois sua massa contém menos adição de ferro.
Saiba mais -
-
Vidro float
O vidro float (ou comum) é composto por sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio.
Saiba mais -
-
Vidro fotovoltaico
Pequenas lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício, um material semicondutor, são instaladas em vidros simples, laminados ou duplos e dão origem aos vidros fotovoltaicos.
Saiba mais -
Vidro impresso
O impresso, conhecido também como vidro fantasia, é produzido passando-se uma tira de vidro fundido entre rolos a 900ºC.
Saiba mais -
-
Vidro jateado
Jatos de areia ou de pós abrasivos formam desenhos opacos na superfície do vidro. A opacidade garante privacidade ao ambiente.
Saiba mais -
Vidro laminado
O laminado é um vidro de segurança composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.
Saiba mais -
Vidro lapidado
Vidro com bordas lisas e não cortantes obtido após o processo de lapidação. Pode ser utilizado em tampos de mesa, móveis, prateleiras etc. Ver Lapidação.
Saiba mais -
Vidro low-e (baixo emissivo)
Desenvolvido inicialmente para ser aplicado em edifícios de países de clima frio, que precisam manter o interior do edifício aquecido, os vidros lowe são de baixa emissividade e impedem a transferência térmica entre dois ambientes.
Saiba mais -
-
Vidro multilaminado
O vidro multilaminado pode ser considerado um sanduíche de vidros reforçado, já que em sua fabricação são utilizadas duas ou mais lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina.
Saiba mais -
Vidro para piscina e aquário
São projetados para suportarem a pressão hidrostática. Os fabricantes de visores possuem um departamento técnico que orienta sobre o cálculo das espessuras a serem utilizadas em cada caso. O vidro a ser utilizado deverá ser obrigatoriamente laminado.
Saiba mais -
Vidro para-chama
Impede a propagação do fogo, mas deixa o calor passar para outro ambiente. Ver vidro resistente ao fogo.
Saiba mais -
Vidro pintado a frio
O processo do vidro pintado a frio é feito com uma espécie de pistola (compressor).
Saiba mais -
Vidro pintado a quente (serigrafado)
No processo de fabricação do vidro serigrafado ou pintado a quente, a imagem que se deseja aplicar ao vidro é gravada em uma tela de poliéster e transferida para a peça de vidro, por meio de emissão luminosa. Esse processo lembra o de revelação fotográfica. A tinta que se aplica ao vidro é o esmalte […]
Saiba mais -
-
Vidro plumblífero
Vidro plumbífero contém chumbo em sua composição, com o intuito de barrar a radiação de equipamentos de raio-X usados em procedimentos e diagnósticos médicos.
Saiba mais -
Vidro prismático
Utilizados principalmente em painéis solares, são vidros extra clear que recebem impressão em uma das faces, como um vidro impresso, com desenhos prismáticos.
Saiba mais -
Vidro recozido
É o float ou impresso sem nenhum tipo de transformação. Pode-se falar em recozido, pois o processo pelo qual ele passa para alívio das tensões de processamento no final da sua fabricação é chamado de recozimento.
Saiba mais -
Vidro refletivo
Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de espelhados.
Saiba mais -
-
Vidro resistente a riscos
Possui uma camada protetora transparente e permanente — resistente à ação mecânica e abrasiva – incorporada a uma de suas faces.
Saiba mais -
-
-
Vidro soprado (oco)
Processo em que se colhe uma bola de vidro na ponta de um tubo de aço (a cana) e, com a boca, sopra-se nessa bola até surgir o formato desejado.
Saiba mais -
Vidro temperado
A fabricação do temperado, considerado vidro de segurança, é realizada por meio de um forno de têmpera horizontal ou vertical.
Saiba mais -
Vidro texturizado
O impresso, conhecido também como vidro fantasia, é produzido passando-se uma tira de vidro fundido entre rolos a 900ºC.
Saiba mais -
-
Vivix
Inaugurada em janeiro de 2014, a fábrica de vidros planos do Grupo Cornélio Brennand na cidade de Goiana (PE) é a primeira e, por ora, única no Brasil com capital 100% nacional. Planta tem capacidade instalada para a produção de 900 t/dia.
Saiba mais -