O Grupo Saint-Gobain, integrante da joint venture que controla a Cebrace e que possui diversas indústrias do segmento de construção, anunciou seu novo plano estratégico global. Intitulado Lead & Grow (em português, “Liderar e Crescer”), o documento traça a trajetória da empresa para 2026-2030. O objetivo é acelerar o crescimento, reforçar a rentabilidade e gerar valor consistente aos acionistas.
Entre os destaques, está o investimento de 12 bilhões de euros (R$75,3 bilhões) até 2030. O foco do aporte está em países da América do Norte, Ásia-Pacífico e nos emergentes, com a expectativa de que esses locais representem 60% das vendas no longo prazo.
“Como líder mundial em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain está na melhor posição para enfrentar os principais desafios do setor da construção graças ao seu portfólio completo de soluções inovadoras e sustentáveis. Nos últimos anos, demonstramos a força de nosso novo perfil e capacidade de execução com o plano Grow & Impact. Com o Lead & Grow, elevamos ainda mais nossa trajetória de crescimento, lucratividade e criação de valor para nossos acionistas e clientes. No atual contexto geopolítico, a Saint-Gobain se beneficia do modelo operacional poderoso que estabeleceu e otimizou país por país, baseado em cadeias de valor locais”, afirma Benoit Bazin, CEO global do grupo.
Segundo a Saint-Gobain, quase 75% das vendas atuais são sustentáveis, evitando 1 bilhão de toneladas de CO₂ ao longo do ciclo de vida dos produtos. O grupo já reduziu suas emissões próprias em 34% desde 2017 – e a meta é diminuir de 40% a 45% até 2035, compensando-as totalmente até 2050.
O Grupo Saint-Gobain faturou 46,6 bilhões de euros em vendas em 2024 e possui mais de 161 mil colaboradores espalhados por 80 países. No Brasil, são 56 fábricas, 54 centros de distribuição, duas mineradoras, 66 lojas, cinco escritórios, um centro de pesquisa e desenvolvimento e mais de 12 mil colaboradores.