A Cebrace – joint venture do Grupo Saint-Gobain com a NSG/Pilkington – ampliou sua estratégia de descarbonização com o início do uso de biometano na produção de vidro float em sua unidade catarinense de Barra Velha. A iniciativa, em operação desde janeiro de 2026, substitui parte do gás natural utilizado nos fornos e deve reduzir, aproximadamente, 2.400 t de CO₂ por mês.
A adoção do combustível renovável dá continuidade à experiência iniciada pela empresa na unidade paulista de Jacareí. Produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como os provenientes da produção animal, o biometano é uma alternativa aos combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões associadas ao processo industrial.
“O uso do biometano em Barra Velha representa mais um avanço na evolução energética da Cebrace, ao incorporar uma fonte renovável diretamente no processo produtivo. Essa iniciativa contribui para a redução das emissões e reforça a eficiência operacional da unidade”, afirma João Fausto Dias, diretor-industrial da planta.
O fornecimento é realizado pela White Martins, com volume contratado de 4.300 m³ por dia. O abastecimento ocorre por caminhões, assim como em Jacareí. Para viabilizar a operação, a Cebrace criou, no segundo semestre de 2025, uma infraestrutura dedicada, com planta de armazenamento e sistema de controle. O comissionamento foi concluído em janeiro deste ano.
A iniciativa integra os objetivos ambientais da Cebrace para 2030, os quais incluem reduzir em até 33% as emissões de CO₂ diretas e relacionadas à energia, diminuir pela metade o consumo de água no processo produtivo e reduzir em 80% os resíduos de produção não recuperados.
Foto: Divulgação Cebrace











