7199 (Topo)

Faturamento da construção sobe 0,8% em maio

Alta foi puxada pelos materiais básicos e interrompe a retração de abril
Por Redação Abravidro
Mercadoreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Faturamento da construção sobe 0,8% em maio

A indústria brasileira de materiais de construção voltou a apresentar crescimento em maio de 2026, revertendo a retração registrada no mês anterior. Segundo o Índice Abramat, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento deflacionado do setor avançou 0,8% em relação a abril.

O resultado positivo foi impulsionado principalmente pelo segmento de materiais básicos, que registrou alta de 1,6% no período, enquanto os materiais de acabamento permaneceram estáveis. A recuperação sugere uma retomada gradual da atividade após os impactos provocados em abril pelo aumento dos custos dos combustíveis e incertezas no cenário internacional. 

Apesar do desempenho positivo no mês, a comparação com maio de 2025 ainda aponta queda de 1%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o faturamento deflacionado recua 3,7%, refletindo um ambiente marcado por juros elevados e demanda ainda contida. 

Continue a leitura após a publicidade
7199 (Meio da Notícia)

“O avanço registrado em maio mostra que a indústria continua encontrando espaço para reagir, mesmo em um ambiente que ainda exige cautela. O desempenho dos materiais básicos é particularmente relevante porque acompanha mais de perto o nível de atividade da construção e sinaliza uma retomada gradual após os desafios enfrentados no mês anterior”, afirma Mauro Franco, presidente-executivo da Abramat. 

Imagem de abertura: AdobeStock

Publicidade
Cebrace (Rodapé)