O começo de ano sempre é o momento ideal para definir planos de trabalho, e 2018 não é exceção: é hora de avaliar os acertos e erros de sua empresa em 2017 e prepará-la para começar o ano novo com o pé direito.
Para ajudar nessa iniciativa, vale a pena relembrar algumas dicas para o planejamento de suas ações, apresentadas no site da Abravidro em artigos e reportagens publicados durante o ano de 2017 — e que podem fazer toda a diferença para o seu trabalho.
– Um por todos, e todos por um!
Sua equipe está motivada para dar o melhor de si no trabalho? Cada funcionário “veste a camisa” da empresa ou só a vê como o espaço para onde tem que ir todo dia? Engajar os profissionais e tornar satisfatórios o ambiente e as relações de trabalho tem um impacto positivo muito grande para a produtividade — e todos saem ganhando.
– Empresa organizada é empresa preparada!
O planejamento é uma etapa importante para qualquer trabalho. Como você tem feito isso? Seus processos produtivos são pensados de forma que levem ao aumento da eficiência e ao fim dos erros? Dedique-se a organizar suas atividades e seu espaço de trabalho. Nesse sentido, vale a pena conhecer o módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), da Especialização Técnica Abravidro: seu conteúdo é bastante útil tanto para identificar e eliminar perdas no sistema produtivo como para aumentar a produtividade e qualidade do seu trabalho.
– O cliente sempre tem razão!
Com certeza você já ouviu a frase acima antes, certo? Então, por que não levá-la um passo adiante nos seus negócios? Procure conhecer os clientes: seus perfis, o que buscam quando procuram um produto ou serviço, como satisfazê-los e cativá-los. Pesquisas de opinião são uma boa forma de identificar seu público e o que ele espera de você.
– Expandir os negócios: por que não?
Sair da zona de conforto pode ser assustador no começo, mas é a chave para quem quer crescer no mercado. Se seu negócio é uma vidraçaria, por exemplo, que tal trabalhar também como serralheiro? Se você é o gestor de uma processadora, já pensou em beneficiar vidros de valor agregado, como os low-e? Além da determinação, claro, é importante ir atrás dos conhecimentos necessários para as novas atividades, especialmente as determinações das normas técnicas para cada uma delas.
– Sempre dá para aprender mais!
Por fim, é importante lembrar que já não há espaço no setor vidreiro para falta de qualificação. Mesmo os profissionais já capacitados podem, e devem, buscar formas para reciclar os conhecimentos que já têm e aprender os que ainda não possui. Por isso, fique sempre de olho na agenda do site da Abravidro e nas páginas das entidades regionais para saber quando acontecerão os próximos treinamentos.
Esses são nossas principais sugestões. Desejamos que todos vocês possam prosperar em seus negócios. Boa sorte!