Pesquisas de satisfação: ótima ferramenta para definir estratégias de mercado!
31/10/2017 - 15h34
Você leva as opiniões dos clientes em conta na hora de planejar suas estratégias de mercado? Não? Pois deveria: em um mercado cada vez mais competitivo como o nosso, o uso delas pode fazer toda a diferença em relação aos seus concorrentes.
Pesquisas de satisfação são uma boa forma para conhecer melhor seus clientes e o que eles esperam de sua empresa. Para prepará-las, preste atenção nos pontos a seguir:
– Item por item!
Uma pesquisa com itens amplos fornecerá dados vagos. Para evitar esse problema, separe cada aspecto que precisa ser avaliado, incluindo atendimento pré-venda, qualidade dos produtos ou serviços, cumprimento dos prazos de entrega (ou realização do serviço), preços, prazos de pagamento, assistência técnica, atendimento pós-venda e quaisquer outros itens que queira avaliar.
– Cada cabeça, uma sentença!
É importante lembrar que cada comprador é uma pessoa diferente, com seu próprio perfil. Assim, não espere resultados unânimes – em vez disso, identifique o que cada grupo procura (seja o melhor produto, a solução completa ou a confiabilidade e dedicação da empresa) e como melhor atender cada um.
– Não brigue: escute!
Bater boca com o cliente que criticar seus produtos ou serviços, mesmo que considere que a opinião dele é injusta, só vai fazer com que ele procure outra empresa. Saiba aceitar as críticas e pensar em como usá-las para identificar e eliminar as falhas nos seus negócios.
Interessante, não é? Sabia que já houve até um artigo técnico escrito especialmente sobre esse tema? Conheça mais sobre ele na edição nº 495 de O Vidroplano!
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