Vidroplano
Vidroplano

Sustentabilidade

 Setor vidreiro também deve ser sustentável

O tema sustentabilidade deve ser parte integrante das estratégias corporativas do segmento do vidro. Com estratégias “verdes”, é possível reduzir os riscos dos negócios, abrir novas oportunidades e gerar benefício ambiental, social e econômico, tanto no presente como no futuro. Como voz ativa da cadeia produtiva vidreira, também é missão da Abravidro trabalhar pelo desenvolvimento do tema sustentabilidade nas empresas do setor.

Um material ecológico

solar

O vidro é 100% reciclável, o que o torna um item importante no universo da construção civil. Por meio da reciclagem, ele pode ser utilizado infinitamente, sem perda de qualidade.

Seu principal atributo é a transparência, a qual proporciona integração entre os ambientes externo e interno e, consequentemente, maior uso da iluminação natural. Os tipos especiais também apresentam funcionalidades que colaboram com a sustentabilidade:

– Os vidros de controle solar contribuem com a eficiência energética das edificações, proporcionando maior conforto térmico e reduzindo o consumo de ar condicionado;

– Os insulados (também chamados de duplos) mantêm a temperatura interna com menor gasto de energia, seja para resfriar ou aquecer, e ainda oferecem conforto acústico;

– Os autolimpantes reduzem o consumo de insumos para a limpeza;

– Os painéis fotovoltaicos — também compostos de vidro — permitem a autogeração de energia elétrica.

 

Ações da Abravidro
A preocupação da Abravidro com o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental é manifestada das mais variadas formas:

vp_expoconstruções- Assunto constante: contamos com diversos canais de comunicação, grupos de discussão técnica, eventos e treinamentos voltados para a disseminação de informações sobre a aplicação de produtos seguros e ambientalmente corretos.

reunião_normas_técnicas- Normas técnicas: por meio do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-­37), sediado na própria entidade, as normas técnicas são produzidas ou revisadas, sempre alinhadas com uso seguro e eficiente do material.

 

vp_simpósio_CBCS- Apoio à causa: apoiamos iniciativas de entidades que contribuam com a geração e difusão de conhecimento e de boas práticas na construção civil, como, por exemplo, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

 

pags_14-15_dez14- Pauta de revista: O Vidroplano, revista editada pela Abravidro, conta com reportagens especiais cujo objetivo é conscientizar e orientar as indústrias processadoras. Ações de prevenção ou de correção dos problemas relacionados ao meio ambiente já foram temas de matérias, incluindo escassez da água e crise energética.

 

Responsabilidade com o reflorestamento
Beautiful nature at morning in misty spring forest with sunE não apenas o conteúdo de O Vidroplano é ecológico. Os 10 mil exemplares mensais da revista são impressos com dois selos internacionais: o FSC (Forest Stewardship Council), sistema de certificação florestal que comprova a produção do papel a partir de fontes responsáveis; e o Soy Ink, chancela que atesta a impressão utilizando tintas fabricadas com matérias-primas renováveis, como os óleos vegetais.

Além disso, todos os materiais produzidos para as ações de comunicação e treinamentos da Abravidro utilizam papel reciclado.

Incentivamos a sustentabilidade dos vidreiros

IMG_8665

Outra ação de destaque da entidade é a Especialização Técnica Abravidro, composta por cursos com o objetivo de formar e aperfeiçoar a mão de obra das indústrias transformadoras de vidro nos processos de corte, lapidação, serigrafia, têmpera e Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoque (PPCPE).

O programa, lançado em maio de 2011, já foi aplicado em mais de 100 indústrias, tendo atingido cerca de 6 mil alunos.

As vantagens oferecidas pela Especialização Técnica Abravidro são enormes:

– Melhor aproveitamento dos insumos;

– Redução de geração de resíduos;

– Economia do gasto de energia e água com a otimização dos processos produtivos;

– Orientação para reaproveitamento da água utilizada nos processos;

– Melhoria de qualidade dos produtos;

– Maximização de horas trabalhadas.

Ações das empresas associadas da Abravidro
Uma quantidade representativa dos associados da Abravidro assume publicamente o compromisso com as práticas sustentáveis no processo de produção e na destinação correta de resíduos.

Existe também a preocupação em desenvolver e incentivar o consumo de produtos que contribuam para a redução do consumo de energia nas edificações.

São exemplos de ações que comprovam a prática sustentável:

– Logística reversa do vidro

Essa prática faz com que as empresas processadoras de vidro mantenham parcerias de logística reversa com o próprio fornecedor da matéria-prima ou com empresas especializadas na coleta, separação, limpeza e comercialização da sucata de vidro originada por quebras e sobras do corte de chaparia. Com isso, reduz-se o consumo de energia na produção de um novo vidro.

vp_água_lapidação cópia- Tratamento de efluentes

Sistema de tratamento capaz de reutilizar até 98% da água dos processos produtivos, principalmente os de lavagem e lapidação dos vidros.

- Política de reciclagem

Separação de materiais recicláveis, como cacos e pó de vidro, intercalários, plástico e papel e encaminhamento para empresas de reciclagem.

- Pesquisas para aproveitamento de pó de vidro

O pó de vidro, resíduo proveniente do tratamento da água utilizada no processo de desbaste e lapidação, é separado por meio de adição de produtos químicos e decantação. Grandes empresas processadoras colaboram com pesquisa de universidades com o objetivo de utilizar o pó de vidro na produção de outros materiais, como blocos cerâmicos ou agregados ao concreto.

- Ações para redução do consumo de energia

Otimização da produção por meio de adequação de leiaute e processos que visam à redução do tempo gasto com deslocamento do operador, preparação e manuseio do vidro entre uma máquina e outra.

Investimento em equipamentos mais eficientes que garantem maior produtividade com menor consumo de energia.

Manutenção preventiva que garanta o funcionamento correto dos equipamentos.

Maior aproveitamento da luz natural nas instalações industriais, reduzindo o uso de iluminação artificial.

city parkProdutos mais sustentáveis
O conceito de edificação sustentável requer utilização de materiais que permitam o máximo de aproveitamento dos recursos naturais e o consumo mínimo de energia. O vidro tem participação importante nesse cenário, pois possibilita a preservação da iluminação natural e a redução da transmissão de calor.

O avanço tecnológico do vidro não para de crescer e isso coloca nosso material em perfeita sintonia com a demanda por produtos que ajudam o especificador na conquista de certificações ambientais, como o Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica), Processo Alta Qualidade Ambiental (Processo Aqua) e Leadership in Energy and Environmental Design (Leed).



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters