Dúvidas frequentes

  • Como identificar um produto certificado?

    Todo produto certificado exibe a marca Inmetro e constará no site governamental www.inmetro.gov.br.

  • Uma vez obtida a certificação, ela é definitiva?

    Não. A fim de sustentar a credibilidade da marca Inmetro, as empresas participarão anualmente de novas auditorias e ensaios para comprovar a manutenção da segurança do produto.

  • Quanto custa certificar um produto?

    Para que a sua empresa tenha uma estimativa dos custos do processo de certificação, entre em contato com Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação Inmetro:

    (11) 3873­-9908 ou esilva@abravidro.org.br

  • Quanto tempo leva o processo de certificação?

    Quando a empresa já tem o sistema da qualidade implementado, o processo pode ser concluído em, aproximadamente, dois meses. Caso contrário, com o auxilio da consultoria Abravidro, o processo dura, em média, quatro meses.

  • Como posso certificar meu produto?

    O primeiro passo é preparar a empresa, entrar em contato com o Organismo de Certificação do Produto (OCP) e providenciar a documentação necessária. Em seguida, faz-se a auditoria do processo produtivo da empresa e coletam-se amostras para os ensaios laboratoriais. Se os resultados forem positivos, a empresa recebe a licença de uso da marca Inmetro.

  • O que exige a certificação?

    Exige que a empresa tenha controle do seu processo de produção por meio de um sistema de gestão da qualidade, desde os seus fornecedores, passando pelos processos internos, até o atendimento ao cliente ou consumidor final.

  • No segmento vidreiro, quais produtos posso certificar?

    Até o momento, de forma voluntária, todos os vidros temperados para construção civil (que atendem a NBR 14698/2001). Já a certificação dos vidros de segurança para veículos rodoviários (que atendem a NBR 9491/2012 e Resolução Contran de 26/10/07) é compulsória.

  • O que o cliente e o consumidor final perdem ao escolher um produto não certificado?

    Basicamente correm o risco de comprar um produto de procedência duvidosa, inclusive com maior possibilidade de causar acidentes.

  • Quais as vantagens da certificação?

    Toda empresa poderá gravar em seus produtos certificados o Selo de Identificação da Conformidade que contém as logomarcas do Inmetro e do Organismo de Certificação do Produto (OCP), conferindo a eles um diferencial de mercado. Além disso, um selo de qualidade pode garantir vantagens comerciais importantes. Como exemplo, podem ser citadas as definições do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional (PBQP-H), coordenado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República. A partir de 2003, por determinação do programa, as empresas do ramo de construção civil passaram a dar prioridade aos produtos certificados. Linhas de financiamento concedidas por importantes bancos vinculados ao programa também exigem a aquisição de produtos com selo de qualidade. Além disso, as empresas certificadas podem se cadastrar como fornecedoras do cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por outro lado, a certificação auxilia o processo produtivo, reduzindo desperdícios e, consequentemente, o custo de produção.

  • Por que minha empresa deve buscar a certificação?

    Para mostrar a segurança de seu produto ao cliente e consumidor final. Para se ter ideia de como isso é importante, uma pesquisa realizada pelo Inmetro em parceria com o Ibope, no final de 2002, revelou que 81% dos entrevistados julgam o selo de qualidade da instituição relevante no processo de decisão de compra.

  • Quem certifica o vidro temperado?

    No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é responsável pelo credenciamento de organismos de certificação encarregados de avaliar os produtos e fiscalizar o mercado.

  • O que é a certificação de um produto?

    É um conjunto de atividades de avaliação do processo produtivo. Envolve também a realização de ensaios periódicos do produto, executados por uma organização independente, para constatar se o material atende as exigências das normas brasileiras de segurança.

  • Certificação de produto e ISO 9000 são a mesma coisa?

    Não. As normas ISO tratam do sistema de gestão e garantia da qualidade dos processos nas empresas, o que não significa que seus produtos estejam atendendo às normas técnicas estabelecidas para o produto.

Para mais informações, entre em contato com Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação Inmetro: (11) 3873­-9908 ou esilva@abravidro.org.br.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters