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7º Simbrie: terceiro dia tem palestras sobre produtividade e vendas

17/10/2024 - 15h53

A noite da quarta-feira, 16, terceiro dia do 7º Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie), trouxe palestras versando sobre o aumento da produtividade e vendas. O evento, organizado pelo Canal do Serralheiro e que tem a Abravidro entre seus apoiadores institucionais, é transmitido ao vivo pela plataforma Zoom.

 

Do chão de fábrica ao comercial
A primeira palestra da noite, com Tayara Secco, da Perfil Alumínio, trouxe orientações sobre como estruturar a gestão técnica de esquadrias com estratégias de gerenciamento de projetos. A engenheira apresentou técnicas para serem implementadas nas companhias e, comparando empresas com o corpo humano, afirmou que, enquanto o setor de vendas é equivalente ao coração, o técnico é o cérebro. Tayara ainda fez uma recomendação relacionada a recursos humanos: “Empresas que conseguem manter profissionais mais velhos em atividades produtivas, ao mesmo tempo em que integram as gerações mais novas, têm vantagem competitiva”.

Em seguida, Júnior Araújo, gerente de Expansão do Canal do Serralheiro, conciliou produtividade e vendas ao falar sobre como a teoria das restrições elimina o gargalo que impede uma fábrica de esquadrias de produzir e faturar mais. Luiz Eduardo Antinossi Pereira, da Dallminas, foi o terceiro a falar, explicando em sua palestra como reduzir cerca de 25% dos custos na aplicação do silicone estrutural bicomponente em projetos de fachadas envidraçadas.

Vendas são sobre relações humanas
Na apresentação Entenda as estratégias para maximizar as vendas na indústria de esquadrias, Viviane Martins, da Sá Martins Esquadrias, disse desconhecer fórmulas mágicas e receitas de bolo infalíveis para o crescimento das empresas. “Eu acredito no conhecimento e no relacionamento entre pessoas. As vendas podem ser entre empresas, mas quem decide são pessoas”, afirmou. “Vender não é um dom, uma questão de personalidade e muito menos um jogo de vale de tudo. Vender é arte, é controle das emoções, geração de valor, processo, relacionamento, resolver problemas e ter orgulho da profissão.” A profissional ainda repassou algumas técnicas de relacionamento com o mercado, entre elas, como atacar a dor dos clientes e superar expectativas. 


Para fechar a noite, Clésio Moreira, da Vita Componentes, explicou como se destacar da concorrência oferecendo componentes que valorizam as esquadrias de alto padrão. Sua empresa criou o Projeto Instruir, determinando um espaço e momentos para que players do mercado levem informações para seus colaboradores. Segundo o engenheiro, é preciso estar atento aos sinais que os clientes passam e, assim, oferecer produtos condizentes com o padrão e necessidade adequados. Como exemplo, ele citou cases da Vita, como o fornecimento de barras antipânico às unidades da rede de restaurantes Outback e brises de alumínio para um condomínio de uso misto.

Hoje, quinta, 17, é o último dia do 7º Simbrie. Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, participa do “Painel associativista: o papel das associações na economia das indústrias”.

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