Tabela Que Vidro Usar

Conheça o ensaio de choque térmico para a certificação de temperados

Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Conheça o ensaio de choque térmico para a certificação de temperados

Como já apontamos no texto passado da seção “O que a norma diz?”, é muito importante que os processadores corram atrás da certificação dos seus vidros temperados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ): hoje, quem não tem seus produtos certificados fica atrás de toda a concorrência na hora de vendê-los. Se você ainda não tem essa chancela, não deixe de entrar em contato com Ed Silva pelo e-mail esilva@abravidro.org.br, para contar com a consultoria da Abravidro nesse processo (para conhecer mais sobre ela, clique aqui).

Um dos ensaios determinados pela norma ABNT NBR 14698 – Vidro temperado para a certificação das peças é o de choque térmico. A seguir, entenda como ele é feito e qual o comportamento esperado para a aprovação do temperado:

– Para esse teste, uma placa de temperado com dimensões de 350 x 350 mm é deixada por trinta minutos em um forno a 250 ºC. Após esse período, ela é retirada dali e colocada sob uma corrente controlada de água em temperatura ambiente, durante noventa segundos;

– A corrente de água em questão deve ser direcionada exatamente ao centro da placa de vidro;

– Para ser aprovado, o vidro deve suportar esse choque térmico durante os noventa segundos sem apresentar qualquer trinca ou quebra;

– Três peças de temperado da empresa passam por esse teste. Caso uma delas seja reprovada, os técnicos devem testar mais seis – mas, atenção: nessa nova série, nenhuma pode ser reprovada.

Os outros ensaios para certificação dos vidros temperados serão apresentados nas próximas reportagens da seção “O que a norma diz?”.

Para saber mais como certificar a sua empresa e contratar a consultoria da Abravidro para passar pelo processo, fale com o Ed Silva no email esilva@abravidro.org.br ou ligue para (11) 3873-9908.

Releia outras reportagens da seção “O que a norma diz?”:
Qual o desempenho correto da fragmentação do temperado?

Inmetro altera regulação para certificação de vidros automotivos

Que vidro usar como tampo de mesa? A norma ensina!

Garanta que o acabamento do seu laminado esteja dentro da norma

Projeto de norma para vidraceiros ganha mais abrangência

Vai colocar barra antipânico na porta de vidro? Siga as normas!

Vidro temperado: para estar dentro da norma, só com marcação!

Como é a instalação de prateleiras de vidro segundo as normas?

Continue a leitura após a publicidade