Vidroplano
Vidroplano


Glasstec: último dia tem maquinários, ferramentas e novos vidros

25/10/2024 - 14h33

Mais novidades para o mercado foram vistas nos corredores da Glasstec nesta sexta-feira (25), último dia da feira. Confira a seguir alguns dos destaques – e lembre-se: a cobertura completa da Glasstec 2024 estará presente na edição de novembro da revista O Vidroplano

Eficiência no beneficiamento e na laminação
benteler
A Benteler levou ao evento as retificadoras de bordas copo tecGrinder, que apresentam tempos de configuração curtos, possíveis devido a sua rapidez no ajuste de comprimento e um ajuste automático de espessura do vidro, reduzindo assim significativamente os tempos de ciclo de processamento – que podem ser reduzidos ainda mais colocando-as em linha com as lavadoras da fabricante. Por sua vez, a linha tecLami, para a produção de vidros laminados, conta com opções para todos os tipos comuns de película, como PVB, EVA ou o filme estrutural SentryGlas, da Kuraray.

Facilitando o corte do vidro
bohle
A Bohle levou à Glasstec os produtos da marca Silberschnitt: a linha inclui discos de corte de precisão, cabeças de corte e o recentemente lançado fluido de corte Silberschnitt, cuja alta qualidade melhora a penetração do disco de corte na superfície do vidro e facilita a abertura do corte, além de reduzir significativamente o risco de microfissuras e lascas. O produto também é biodegradável, cumpre importantes requisitos ambientais e, por não ser feito à base de petróleo, não causa danos a vidros com coatings aplicados.

Ampla movimentação na lapidação
bovone
Celebrando setenta anos de existência, a Bovone está apresentando o sistema robótico de sete eixos BRS para lapidação e polimento de bordas: seu layout inclui um braço robótico antropomórfico montado em uma pista linear com movimento em sete 7 eixos, uma lapidadora reta e duas unidades de armazenamento para painéis de vidro. O BRS pode ainda ser integrado com a lavadora vertical BVR em modo paralelo.

Manuseando vidro laminado
itacarrelli
A Italcarrelli está dedicando atenção especial às empilhadeiras das séries TPEN e PTN, que também podem ser utilizadas na movimentação de vidros laminados dentro da autoclave. Esses transportadores estão disponíveis com capacidade de carga superior a sessenta toneladas e têm características construtivas e dimensionais que permitem depositar os conjuntos de vidro dentro da autoclave e movê-los novamente após a finalização do processo, além de transportar os laminados com flexibilidade e segurança.

Protegendo as aves e o meio ambiente
nsg
A nova linha de vidros para conforto térmico residencial da NSG/Pilkington, chamada HomeComfort, conta com dois produtos: o HeatComfort é um insulado com aquecimento, feito com um revestimento que conduz eletricidade, sendo indicado para regiões frias ou com invernos rigorosos; o LuxComfort também é um insulado, mas com persianas embutidas: no verão, servem para bloquear a entrada de calor, enquanto que nos meses gelados permitem mais luz no interior, o que diminui os gastos com aquecimento. Além disso, a empresa desenvolveu aquele que, segundo ela, é o vidro mais sustentável do mundo: o Mirai tem 52% a menos de carbono incorporado em comparação com o vidro float comum – sua produção é feita com alto teor de vidro reciclado e uso de fontes verdes de eletricidade. Outro destaque é o AviSafe conta com um revestimento especial projetado para ajudar a evitar a colisão de pássaros com janelas e fachadas de edifícios – existe ainda o AviSafe Suncool Q70, que combina proteção às aves e um controle solar superior, com baixo reflexo.

Segurança com cores
satinal
Os interlayers Strato Colour EVA, da Satinal, trazem diferentes opções de cores para a laminação de vidros de segurança. Com fabricação na Itália, as películas de EVA são processadas a partir de matéria-prima granular em um filme fundido que é então usado na produção de vidros de segurança laminados. Vale destacar também a Strato Fresco (que oferece maior conforto térmico aos ambientes) e a Strato Structural (para aplicações estruturais).

Visita virtual
screenline
A Pellini, empresa responsável pela marca Screenline, construiu nada menos que uma casa digital, em parceria com uma equipe de arquitetos e designers, na qual os visitantes podem conferir, em primeira mão, os benefícios das suas persianas embutidas em vidros insulados: os produtos são aplicados considerando a orientação dos ambientes, o uso pretendido para esses espaços e o tipo desejado de janela, sendo possível “mover-se” pela casa virtual, observar o efeito das persianas na entrada de luz nos ambientes e consultar os dados disponíveis a respeito delas.

Opções para a lavagem
triulzi
A Triulzi tem como destaques na feira suas lavadoras horizontais e verticais de vidro. As primeiras permitem lavar e secar qualquer superfície de vidro, desde peças com 45 mm de lado até painéis de 3,4 m ou maiores; já as segundas são feitas inteiramente de aço inoxidável e podem ser customizadas de acordo com as necessidades do cliente.

Corte e marcação na mesma máquina
turomas
A mesa de corte Rubi 517C, da Turomas, vem equipada com um sistema de marcação a laser UV integrado na ponte de corte; o dispositivo tem alta velocidade de marcação e é ideal para etiquetar vidros revestidos sem remover o coating de sua superfície, além de ser compatível com todos os softwares abertos e personalizáveis. A empresa também está apresentando a LAM 405, mesa de corte para vidros laminados.

Crédito das imagems: Messe Düsseldorf/ctillmann e Iara Bentes



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters