Vidroplano
Vidroplano


GPD 2019: os detalhes do congresso em O Vidroplano de julho

19/07/2019 - 17h18

A cada dois anos, Tampere, na Finlândia, torna-se a capital mundial do vidro ao receber o Glass Performance Days (GPD). Em 2019, o principal congresso vidreiro do mundo aconteceu de 26 a 28 de junho — e você confere os detalhes na edição de julho de O Vidroplano. O evento possui um nível técnico altíssimo, oferecendo espaço para profissionais de todo o planeta debaterem as principais tendências do setor em fabricação,  processamento, instalação e desenvolvimento de produtos.

Entre os temas das palestras, destacaram-se panoramas detalhados sobre a indústria mundial, o controle da anisotropia, o uso moderno de vidros em automóveis, a correta aplicação da tecnologia 4.0 e o futuro da têmpera — veja resumos das apresentações mais relevantes. Além disso, a revista conversou com alguns brasileiros para saber a opinião deles sobre a edição 2019 do evento.

Leia também uma entrevista exclusiva com Jorma Vitkala, chairman do GPD por quase trinta anos, que se aposenta do congresso. Ele comenta o legado deixado ao mercado e também analisa o desenvolvimento tecnológico vidreiro atingido nas últimas décadas.

Desde 1º de julho, estão em vigor os novos Índices de Valor Adicionado do regime de Substituição Tributária (IVA-ST) para materiais de construção no Estado de São Paulo. Os temperados e laminados, por exemplo, ficaram com o índice de 36%. Confira todas as alíquotas na matéria.

A área da decoração tem sido um setor bastante atrativo para nosso mercado, com aplicações de espelhos e revestimentos de parede, que conferem aos ambientes uma estética moderna e grande facilidade na limpeza. Vidraceiros dispostos a expandir sua área de atuação têm uma boa oportunidade com essas peças, desde que conheçam os cuidados a tomar antes, durante e após a instalação. Para ajudar nesse objetivo, O Vidroplano conversou com especialistas do setor e fabricantes de produtos decorativos.

Três motivos para você ir ao 14º Simpovidro! Faltam menos de quatro meses para o Enotel Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), receber o simpósio, de 7 a 10 de novembro. Por isso, se você ainda não se inscreveu no evento, veja razões imperdíveis para garantir sua presença o quanto antes!

Normas em dobro: vidros na seção “Por dentro das normas”, saiba quais são os tipos de nosso material permitidos em fachada; no “Falando em normas”, confira como foi a análise da consulta nacional das partes 1 e 2 da revisão do texto sobre blindagem.

Novo cartão-postal de Nova York aposta no uso de vidros! A obra The Vessel, parte do recém-inaugurado empreendimento comercial Hudson Yards, permite visões privilegiadas de Manhattan. Para garantir a segurança total de seus visitantes, o projeto utiliza diversos guarda-corpos envidraçados.

 Leia O Vidroplano de julho na íntegra!

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters