Vidroplano
Vidroplano

Saiba a importância da lavagem do vidro na processadora

16/10/2019 - 14h38

Após o processo de lapidação (conforme vimos em matéria especial da edição de setembro de O Vidroplano) e também a furação/recorte, vem a lavagem, a parte final do preparo do vidro antes da têmpera e laminação — ou simplesmente para o envio ao cliente se o pedido dele for float comum. Veja a seguir qual sua relevância, segundo Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro.

Como é feita?
A lavagem é realizada por meio da escovação das superfícies e bordas das peças com água limpa e aquecida. Seu objetivo é retirar qualquer resíduo, oriundo das atividades anteriores, que possa ter ficado no vidro.

Ao todo, a operação é composta por quatro etapas — pré-lavagem, lavagem, enxágue e secagem —, todas realizadas pela mesma máquina. Porém, é importante que as caixas sejam independentes.

Quais os cuidados?
– Apenas água limpa e aquecida, em temperatura média de 50º C;

– Sem água limpa e aquecida, não é possível retirar totalmente a sujeira (sal e gordura) das superfícies;

– Deve ser evitado o uso de detergentes, acidificantes ou outras soluções alcalinas, pois podem causar problemas por contaminação, dificultando processos posteriores como têmpera, laminação, serigrafia, impressão, colagem etc.

– Além das observações listadas, alguns tipos de vidro podem exigir cuidados extras. A recomendação é sempre consultar o fabricante e também as normas técnicas relacionadas ao tipo de vidro, como a NBR 16673 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos de processamento e manuseio.

Importância da secagem
– O vidro seca graças à incidência de jatos de ar ambiente limpo (de preferência filtrado) na peça que está aquecida pela água usada na lavagem;

– Não se recomenda jato de ar aquecido: como a água também é quente, não existirá gradiente (diferença) de temperatura e as chapas não secarão.

Este texto foi originalmente publicado na edição 562 (outubro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters