Vidroplano
Vidroplano

Uma gestão tributária confiável

25/02/2019 - 08h36

Escrito por Vinícius Moura

A gestão tributária no Brasil é um grande desafio: as empresas gastam, em média, 2.038 horas por ano gerindo tributos em nosso país, número seis vezes maior comparado aos países da América Latina. Além de complexo, esse tipo trabalho é caro. Por isso, para não se confundir ainda mais em meio a esse processo complicado, siga as dicas a seguir:

1- Confira o período de apuração e envio dos impostos
Os calendários de pagamentos têm suas particularidades, em especial nos Estados e municípios. Assim, o tempo de gestão desses prazos concorre com os da União. Esteja atento para apurar e enviar os impostos dentro do período requerido.

2- Revise os tributos e evite qualquer distorção
Quando a empresa efetua o lançamento tributário corretamente, evita problemas com o fisco e desembolsos inadequados de caixa, com execuções, parcelamentos e multas. Lembre-se de que é o próprio contribuinte quem lança o imposto devido — e sobre ele recaem as responsabilidades desses lançamentos.

3- Escute mais de uma opinião
Seja você proprietário, executivo, gestor intermediário ou contador da empresa, escute ao menos uma segunda opinião. A legislação é complexa e é possível que haja alternativas vantajosas e legais. Além disso, qualquer deslize pode gerar uma inconsistência tributária que compromete os resultados da organização.

4- Desenvolva processos que previnam falhas humanas
As atividades precisam sempre ser desenvolvidas, instituídas e revisadas. Como resultado dessa ação, combate-se a falha no gerenciamento dos erros e dos desperdícios generalizados ocorridos nas empresas. Quanto mais “afinada a gestão, mais segurança a organização terá de que não está produzindo inconsistências nas apurações.

5- Utilize mecanismos à prova de erros
Automatizar trabalhos com ferramentas de gestão de alta confiabilidade resulta em mais eficiência e melhoria nos resultados das empresas. Um sistema desse tipo padroniza e simplifica as tarefas muitas vezes repetitivas, reduzindo os custos da empresa. O investimento corresponde a muito menos do que o desperdício de tempo, esforço e retrabalho.

paraseunegócio-vinicius2Vinícius Moura
é MBA em gestão de projetos e CEO da UpGestão (www.upgestao.com.br), startup voltada para a criação de plataformas de gestão empresarial.

Este texto foi originalmente publicado na edição 554 (fevereiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters