No mês passado, o volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²) teve alta de 11,7% na comparação com junho, considerando o ajuste sazonal. Isso é o que aponta o Termômetro Abravidro de julho – confira o estudo completo aqui. A marca representa “aumento importante” no volume de vendas, tornando o acumulado do ano positivo. Até junho, tínhamos queda acumulada de 2,8%. Agora, registramos, sem dessazonalização, expressiva alta de 14,3%.
“É um resultado muito positivo, o segundo melhor do ano até agora, atrás apenas de janeiro, e reverte os números de 2025, negativos até junho. Os próximos meses vão determinar se esse desempenho foi ocasional, causado pelas vendas antecipadas em razão do aumento dos preços de venda do float, ou se estamos vivendo, de fato, um período de reversão do baixo consumo de vidros”, explica Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro.
Apesar da alta significativa em julho, o índice do setor ainda está um pouco abaixo do das vendas faturadas em julho do ano passado: na tendência de longo prazo, que é a média dos últimos doze meses contra a média dos doze meses anteriores, ainda se observa queda de 6,6%.
A coleta de informações para a edição de julho ocorreu nos primeiros dias úteis deste mês, por meio de formulário online, com total de 77 empresas respondentes.
O que é o estudo?
O Termômetro Abravidro, indicador lançado em 2022 pela entidade, permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento.
Importante
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;
– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;
– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;
– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.