Vidroplano
Vidroplano

Abravidro realiza palestras em cursos de qualificação

19/06/2019 - 11h54

Conscientizar a sociedade sobre a importância do cumprimento das normas técnicas vidreiras é uma das principais bandeiras da Abravidro. São várias as iniciativas nesse sentido, como a parceria com o Corpo de Bombeiros em diferentes Estados brasileiros para a inclusão dos conteúdos desses documentos nas instruções técnicas da corporação. Os programas De Olho no Boxe e #TamoJuntoVidraceiro, que divulgam de forma acessível essas informações, também possuem esse propósito. Outro trabalho relevante é a participação da entidade em treinamentos de qualificação e cursos de Ensino Superior, como os ocorridos nos últimos meses.

Elo com o cliente final
No dia 29 de abril, a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, palestrou para a turma do “Curso do Vidraceiro”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). Na ocasião, foram abordadas a principal norma de nosso setor, a NBR 7199 —Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, e a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança. “A qualificação dos vidraceiros é essencial para o mercado, pois são eles que fazem a ponte entre nosso setor e o consumidor”, explica Clélia. “De posse do conhecimento técnico, eles passam a trabalhar com respaldo, garantindo a segurança dos usuários de produtos com vidro e fazendo com que os clientes confiem em nosso material.”

Educando o futuro da construção

vp_clélia2
Em 29 de maio, a analista ministrou palestras para algumas turmas do “Curso de Construção de Edifícios”, organizado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). O convite partiu de uma aluna que já havia presenciado uma apresentação da entidade. Clélia falou sobre os diversos tipos de vidro e suas características, com foco nas aplicações dos de segurança (laminado, temperado e aramado) de acordo com a NBR 7199. Também foram comentadas as tecnologias modernas do material, as quais permitem controle de luminosidade, conforto térmico, conforto acústico e economia de energia, entre outros benefícios.

Próximas reuniões!
A Abravidro é sede do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão responsável pela produção e revisão das normas vidreiras. Confira quais serão os temas dos próximos encontros, a serem realizados na própria Abravidro, em São Paulo (Avenida Francisco Matarazzo, 1.752, conjunto 615, bairro da Água Branca). Lembre-se: qualquer profissional vidreiro pode participar, inclusive via Internet! Para isso:

– Envie um e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em participar de forma remota das reuniões;
– Você receberá um convite com um link para acesso à ferramenta;
– Faça o download da ferramenta e pronto! Certifique-se de que seu computador tenha câmera, microfone, caixas de som e Internet de qualidade.

Revisão da NBR 14697 — Vidro laminado
– 3/7 (9 às 11 horas)
– 7/8 (9 às 11 horas)

Projeto de norma para vidro termoendurecido
– 3/7 (11 às 13 horas)
– 7/8 (11 às 13 horas)

NBR 16023 — Vidros revestidos de controle solar
– 3/7 (14 às 17 horas)
– 7/8 (14 às 17 horas)

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters