Altos (nem tanto) e baixos

Rafael Ribeiro observa alta na importação de temperados no Brasil
Editorialreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.

Entramos no último trimestre do ano, habitualmente de demanda mais aquecida pelo nosso material, com outubro embalado pelos resultados do Termômetro Abravidro apontando que, em setembro, as vendas faturadas de vidros planos registraram alta de 8%. Neste ano repleto de altos e baixos na apuração mensal de resultados, o acumulado do ano mostra um crescimento de 1,8% em nosso mercado. Depois de três anos com faturamento em queda e vendas andando de lado, estamos com os dedos cruzados para que 2025 nos permita comemorar bons resultados. A conferir!

Outro número que segue crescendo – e nos preocupando – é o de importação de vidros temperados. O principal produto da cadeia de processamento, responsável por quase 60% do consumo de processados não automotivos, tem enfrentado concorrência dos importados, os quais já superaram, de janeiro a agosto deste ano, todo o volume trazido para o Brasil durante 2024 inteiro. A cereja (indigesta) do bolo foi mesmo setembro, com mais de 4 mil t de temperado se somando à produção nacional, e aumentando ainda mais os índices de ociosidade da cadeia.

Já há uma medida de defesa comercial vigente para proteger os temperados – um direito antidumping, em revisão, para prateleiras de geladeira –, mas a pauta de importações passou a incluir, recentemente, volumes maiores de vidros de espessura mais alta, destinados à construção civil, principal mercado da nossa indústria. O fato tem deixado os processadores atentos e em estado de alerta – e a Abravidro já atua a respeito.

Como falamos de vidros na construção, vale um registro importante: completamos o primeiro mês de gratuidade da ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, a mais importante norma nacional do segmento vidreiro. A ação (realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil, responsável pela Glass South America e por um robusto portfólio de feiras voltadas para a construção) reforça o compromisso da Abravidro com a conformidade técnica e com a difusão de conhecimento para todos os elos de nossa cadeia. O benefício continua valendo, e deixo aqui um convite: garanta o seu acesso, imprima o seu exemplar, divulgue para parceiros e clientes e seja você também um aliado do vidro bem aplicado!

Continue a leitura após a publicidade
Publicidade