Inter-Noise 2025 debate uso do vidro no conforto acústico

Possibilidades para o material na redução de ruídos foram mostradas em apresentações acadêmicas e estandes
reportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Inter-Noise 2025 debate uso do vidro no conforto acústico

A 54ª edição do Inter-Noise – International Congress & Exposition on Noise Control Engineering (Congresso e Exposição Internacional sobre Engenharia de Controle de Ruído) terminou nesta quarta-feira (27). O evento teve início no dia último dia 24 no WTC Events Center e Sheraton WTC Hotel, na cidade de São Paulo, e recebeu participantes de diversos países.

O Inter-Noise é o principal evento de acústica do mundo, sendo um ponto de encontro crucial para profissionais, investigadores e fabricantes dessa indústria. Sua programação trouxe uma série de palestras e estudos técnicos relacionados a esse segmento. Um dos destaques foi o estudo Optimizing Loudspeakers Placement for Active Noise Control in Double-Glazing (“Otimizando o posicionamento de alto-falantes para controle ativo de ruído em vidros duplos”), apresentado por Pierre Grandjean, da Universidade de Sherbrooke (Québec, Canadá). Ele abordou o uso de controle ativo de ruído para aumentar o desempenho acústico de vidros insulados – o conceito se dá da seguinte forma: fontes secundárias de ruído, embutidas dentro da esquadria, emitem sinais de pressão acústica para cancelar uma perturbação primária.

Continue a leitura após a publicidade

Nosso material também se fez presente em alguns estandes no espaço de exposição. A Atenua Som exibiu uma janela montada com vidro insulado a vácuo, lançado pela empresa este ano. Já a Arkflex apresentou o modelo Double Glass para divisórias articuladas de vidro duplo, montado com painéis laminados de temperados com PVB acústico – a empresa destacou que a solução tem laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) atestando que proporciona uma redução acústica de 44 dB.

A vinda do Inter-Noise para o Brasil em 2025 se deu por meio da atuação da Associação Brasileira de Qualidade Acústica (ProAcustica), líder em acústica aplicada no mercado brasileiro e membro do Instituto Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (I-Ince), que trabalhou para trazer o evento, considerando ser uma oportunidade única para discutir ideias que melhorem a qualidade de vida da população por meio do conforto acústico.

Publicidade