Padrões que são tendência
21/03/2018 - 17h29
Presente no Brasil há várias décadas, o vidro impresso é um clássico do mercado nacional que não perde sua relevância. Antes, era um produto usado principalmente em janelas e boxes de banheiro. Hoje, ganhou a atenção de arquitetos e decoradores, que encontram nele uma solução diferenciada, perfeita para levar textura, luminosidade e privacidade a qualquer tipo de ambiente.
O Vidroplano conversou com a Saint-Gobain Glass e União Brasileira de Vidros (UBV), as duas fabricantes de vidro impresso de nosso país, e ouviu também arquitetos para conhecer as tendências no seu uso. Nas páginas a seguir, confira aplicações criativas e únicas, que revelam diferentes visões sobre a aplicação desse material.
O que é?
O impresso se caracteriza por possuir um padrão de desenho na superfície, adquirido durante o processo de fabricação. Pode ser beneficiado de diferentes maneiras:
– Lapidado;
– Temperado;
– Curvado;
– Pintado;
– Serigrafado;
– Laminado;
– Espelhado.
Qual o nome certo?
Vidro impresso é a nomenclatura oficial, utilizada na norma específica do produto, a NBR NM 297 — Vidro impresso, publicada pela ABNT, e no mais importante texto normativo do setor, a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.
Porém, ainda hoje é possível encontrar profissionais que utilizam um termo antigo, que vem sendo usado desde as décadas de 1980 e 1990: vidro fantasia, que faz referência à beleza visual do produto.
Em maio de 2017, surgiu outro nome, quando a Saint-Gobain Glass passou a chamar suas linhas de vidro texturizado. Segundo a empresa, ele se liga mais facilmente à principal característica do material, a textura.
Como é fabricado?
Além de possuir as mesmas matérias-primas do float, o impresso passa por um processo de fabricação muito semelhante até a saída do forno, quando a massa vítrea é resfriada para cerca de 800 ºC.
– Na sequência, ocorre a impressão da textura do vidro, por meio de rolos de aço;
– A massa vítrea passa por entre dois desses rolos (e o espaçamento entre eles determina a espessura): o superior é liso, enquanto o inferior contém o padrão do desenho;
– Em seguida, ocorre o resfriamento final da chapa — esta poderá ser cortada nas medidas definidas e embalada para ser encaminhada ao estoque.
Características e benefícios
- Textura
Graças aos padrões de desenho na superfície, o vidro impresso confere volume e tridimensionalidade ao ambiente, servindo como elemento de decoração por si só.
- Luminosidade
Garante a passagem de luz natural ou artificial, ajudando a integrar espaços.
- Privacidade
Apesar da transparência da peça, os padrões de desenho na superfície impedem de se ver nitidamente o que está do outro lado.
Tendências modernas
Para Vitor Hugo Farias, coordenador de Vendas, Comércio Exterior e Marketing da UBV, “nos últimos anos foi percebido um maior crescimento da demanda para aplicação desse produto em boxes de banheiro, muros e escadas”. Gabriel Zanatta, coordenador de Marketing da Saint-Gobain Glass, concorda: “Ocorreu um aumento do consumo de soluções como espelhos, revestimentos de parede e artigos moveleiros. Por isso, o mercado de decoração de interiores é uma tendência para o curto prazo em relação ao vidro com valor agregado.”
Para a designer de interiores Patrícia Kolanian Pasquini, o impresso se destaca em vários quesitos: “Primeiro, a durabilidade, que não se tem em nenhum outro produto. Na sequência, cito a sofisticação e o brilho natural. É também um produto funcional, pois é prático de limpar e exige pouca manutenção no dia a dia.”
Um produto que chama a atenção
A designer Patrícia Kolanian Pasquini apostou no produto em seu ambiente Cozinha Urbana, da Casa Cor São Paulo 2017. Um armário, fabricado pela Florense, ganhou portas com o material (4 mm de espessura). Repare nas fotos à direita: é o item do espaço que mais chama a atenção, muito pelo contraste entre as superfícies planas e o padrão em relevo do vidro. “Esse mobiliário é uma releitura de produtos que tínhamos em casa quando éramos crianças”, comenta Patrícia. “Inclusive, vi várias pessoas passando a mão na porta durante o evento, interessadas no que o vidro trouxe de diferente ao espaço.”
Uma estrutura que combina com as características dos impressos: escadas. Afinal, a superfície desenhada das peças atua como antiderrapante. O projeto da foto, presente em um iate (o Hemisphere 140, fabricado pela MCP Consultoria e Engenharia Naval), conta com impressos instalados em um sistema autoportante. Há ainda uma iluminação de LED distribuída pelos degraus, para destacar o relevo do vidro.
Movimentação das fabricantes
Há pouco tempo, a Saint-Gobain Glass reorganizou seus produtos, passando a dividi-los em três linhas. “A Stillo é formada por vidros de massa mais clara e texturas simétricas, a Vitta se baseia em tendências modernas de decoração e a Tecnika apresenta itens com uniformidade, suavidade e discrição”, como explica Zanatta.
A UBV, por sua vez, preparou um aplicativo que permite ao usuário simular a aplicação dos vidros no ambiente real. “Ele garante agilidade e contribui para acelerar o processo de decisão do consumidor, pois oferece a perspectiva imediata de como ficaria o ambiente com o vidro instalado.” A ferramenta permite ainda ao instalador tirar fotos e enviar orçamentos.
Outra mudança introduzida pela UBV na relação com o cliente aconteceu no terceiro trimestre de 2017: a empresa está carregando produtos para serem entregues aos clientes todos os dias da semana, facilitando a logística de seus parceiros.
Aramado também é impresso
O aramado é um vidro de segurança, com um processo de fabricação semelhante ao do impresso:
– Após sair do forno, a massa vítrea passa por entre dois rolos de aço;
– Nesse momento, uma tela metálica quadriculada é acrescentada à massa.
No Brasil, a Saint-Gobain Glass é a única empresa que fabrica esse item. A produção foi retomada no segundo semestre de 2017, atendendo a demanda dos consumidores nacionais e também do mercado externo, como Oriente Médio e África. A UBV também oferece o material, via importação.
Aplicações do aramado
– Coberturas
– Balaustradas
– Guarda-corpos
– Vitrines
– Claraboias
– Divisórias
– Portas de áreas restritas em hospitais ou shopping centers
Não é sempre que se encontra uso de impressos em fachadas. Por isso, a nova sede do Instituto Moreira Salles, recém-inaugurada em São Paulo e com projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, destaca-se como importante tendência para o futuro. As peças laminadas insuladas utilizaram Master-Carré, da Saint-Gobain Glass, com padrão de desenho formado por pequenos quadrados.
Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.
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