A KPMG, uma das gigantes globais em consultoria e auditoria independente, publicou a pesquisa Global family business report 2025 (Relatório global de empresas familiares 2025) a fim de buscar oferecer uma compreensão mais aprofundada dos principais impulsionadores do crescimento das empresas familiares – que, na visão da empresa, são governança e liderança eficazes, foco na sustentabilidade financeira entre gerações e a capacidade de investimento estratégico para aprimorar o desempenho.
De acordo com a KPMG, a análise do crescimento das empresas familiares deve ir além das vendas e do lucro líquido. O sucesso é multifacetado, envolvendo também a responsabilidade social e o impacto ambiental, sustentados pelo legado e pela identidade da família, seu propósito e valores.
O estudo aponta que:
- 67% das empresas de alto desempenho respondentes têm conselhos formais (10% a mais que a amostra total)
- 32% das empresas pesquisadas relataram “alto desempenho” em relação aos seus pares
- 46% apresentaram altos níveis de empreendedorismo transgeracional, que é a capacidade de empresas familiares manterem um espírito empreendedor e inovador ao longo de várias gerações, transmitindo esse legado para as gerações futuras. Destas, 46% relataram alto desempenho (43% a mais que a amostra global)
“As empresas familiares estão expandindo seu campo de visão, onde o sucesso não se limita à sucessão, mas a uma transição significativa de capital entre gerações”, explica Robyn Langsford, líder global da KPMG Private Enterprise Family Business.
A publicação também observa os principais aspectos nos quais as empresas familiares devem se concentrar, tais como a diversificação eficaz e práticas de gestão de riscos; a adoção de inovação e disposição para investir em novas ideias e mercados; um forte engajamento da comunidade, a fim de fortalecer a reputação do negócio e da família; a definição de estruturas claras de governança que auxiliem o planejamento estratégico de longo prazo; o foco na continuidade com um planejamento de sucessão eficaz; e o alinhamento dos valores da empresa e da família.
O levantamento foi elaborado em colaboração com o STEP Project Global Consortium, utilizando dados coletados de 2.683 empresas de mais de 80 países. O Global family business report 2025 está disponível na íntegra (em inglês) para consulta e download. Para acessá-lo, clique aqui.
Foto: AdobeStock