Pesquisa da KPMG aponta caminhos para empresas familiares de sucesso

Levantamento da gigante global coletou dados de mais de duas mil famílias de mais de oitenta países
Negóciosreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Pesquisa da KPMG aponta caminhos para empresas familiares de sucesso

A KPMG, uma das gigantes globais em consultoria e auditoria independente, publicou a pesquisa Global family business report 2025 (Relatório global de empresas familiares 2025) a fim de buscar oferecer uma compreensão mais aprofundada dos principais impulsionadores do crescimento das empresas familiares – que, na visão da empresa, são governança e liderança eficazes, foco na sustentabilidade financeira entre gerações e a capacidade de investimento estratégico para aprimorar o desempenho.

De acordo com a KPMG, a análise do crescimento das empresas familiares deve ir além das vendas e do lucro líquido. O sucesso é multifacetado, envolvendo também a responsabilidade social e o impacto ambiental, sustentados pelo legado e pela identidade da família, seu propósito e valores.

O estudo aponta que:

  • 67% das empresas de alto desempenho respondentes têm conselhos formais (10% a mais que a amostra total)
  • 32% das empresas pesquisadas relataram “alto desempenho” em relação aos seus pares
  • 46% apresentaram altos níveis de empreendedorismo transgeracional, que é a capacidade de empresas familiares manterem um espírito empreendedor e inovador ao longo de várias gerações, transmitindo esse legado para as gerações futuras. Destas, 46% relataram alto desempenho (43% a mais que a amostra global)

“As empresas familiares estão expandindo seu campo de visão, onde o sucesso não se limita à sucessão, mas a uma transição significativa de capital entre gerações”, explica Robyn Langsford, líder global da KPMG Private Enterprise Family Business.

Continue a leitura após a publicidade

A publicação também observa os principais aspectos nos quais as empresas familiares devem se concentrar, tais como a diversificação eficaz e práticas de gestão de riscos; a adoção de inovação e disposição para investir em novas ideias e mercados; um forte engajamento da comunidade, a fim de fortalecer a reputação do negócio e da família; a definição de estruturas claras de governança que auxiliem o planejamento estratégico de longo prazo; o foco na continuidade com um planejamento de sucessão eficaz; e o alinhamento dos valores da empresa e da família.

O levantamento foi elaborado em colaboração com o STEP Project Global Consortium, utilizando dados coletados de 2.683 empresas de mais de 80 países. O Global family business report 2025 está disponível na íntegra (em inglês) para consulta e download. Para acessá-lo, clique aqui.

Foto: AdobeStock

Publicidade