Quais as expectativas do setor para 2026? Confira em O Vidroplano de janeiro

Matéria de capa traz análise de diversos indicadores econômicos e também a opinião de empresas vidreiras
Por Redação Abravidro
reportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Quais as expectativas do setor para 2026? Confira em O Vidroplano de janeiro

A edição de janeiro de O Vidroplano está no ar – leia na íntegra aqui. Um ano não começa sem a já tradicional reportagem da revista sobre o que nosso setor pode esperar para o novo ciclo de negócios. Como é possível ver na matéria de capa, 2025 reservou desempenhos razoáveis, ou mesmo bons, para os principais segmentos consumidores de vidro – o que traz esperança de aquecimento da demanda pelo material em 2026. Confira uma análise de diversos indicadores econômicos e também a opinião de empresas vidreiras, incluindo as usinas, em relação às expectativas para o ano.

Crise na mão de obra segue atingindo a cadeia do vidro
Na edição de abril do ano passado, O Vidroplano trouxe uma reportagem sobre a crise na mão de obra da indústria nacional, que afeta diretamente as empresas vidreiras. Como vimos naquela matéria, está cada vez mais difícil contratar e reter profissionais qualificados e interessados. De lá para cá, a situação não melhorou – e talvez tenha piorado, com novas questões influenciando o assunto. Já que o tema segue urgente, a revista volta a abordá-lo. Veja a situação tanto da indústria como da construção civil (alguns dos setores que mais empregam no Brasil), a análise de uma especialista em relações humanas e a opinião de companhias vidreiras a respeito do que pode ser feito para reverter o quadro.

Editorial de janeiro: “Um novo ciclo”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, comenta o início dos trabalhos em 2026: “É preciso estar atento às medidas publicadas no apagar das luzes do ano passado: renovação do aumento da alíquota do Imposto de Importação do float incolor; publicação de medida semelhante referente aos laminados; e também a aprovação do direito antidumping do float para vidros importados da Malásia, Paquistão e Turquia, cuja investigação se estendeu por dezoito meses”.

Atenção, processadores: pesquisa para Panorama 2026 começa em breve!
A pesquisa para a elaboração do Panorama Abravidro 2026 vai começar na semana que vem. Publicado anualmente desde 2012, é o principal estudo econômico e produtivo do mercado de vidros no Brasil, elaborado com base nos dados enviados pelas processadoras a respeito do ano anterior, além de perspectivas para o ano que iniciou. Fique atento: o link para a pesquisa será divulgado no site e nas redes sociais da Abravidro.

Continue a leitura após a publicidade

Abravidro lança guia de melhores práticas para empresas vidreiras
Incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva vidreira e a competitividade leal entre os players são missões claras da Abravidro. Como parte desse objetivo, a entidade acaba de lançar o Guia de melhores práticas para o setor vidreiro: Orientações e sugestões para todos os elos da cadeia vidreira. Produzido pelo Grupo de Trabalho Concorrencial da Abravidro, o documento traz caminhos para a promoção da integridade e conformidade tributária e regulatória na cadeia vidreira.

Agenda cheia: confira os eventos do setor para o ano
2026 terá uma série de eventos importantes para nosso segmento, dentro e fora do Brasil: sejam essas atividades voltadas exclusivamente para o vidro, sejam ligadas aos segmentos da construção civil, arquitetura e decoração, vale a pena anotar as datas de cada uma e se programar para não perdê-las.

Jardins suspensos em São Paulo: conheça o Salma Tower
Erguida no coração financeiro da capital paulista, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, a obra, certificada com um dos mais importantes selos ambientais da construção mundial, conta com grandes aberturas em sua fachada de vidros insulados, onde estão instalados bosques verticais.

Leia a edição de janeiro de O Vidroplano na íntegra!

Publicidade