A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou este mês a versão revisada da norma para vidros temperados, a ABNT NBR 14698 – Vidro temperado. O documento teve seu conteúdo atualizado de forma ampla, a partir de um trabalho coordenado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), sediado na Abravidro. A seguir, confira as principais mudanças – e lembre-se: seguir as normas não é uma opção. É regra.
Novidades nos ensaios e tolerâncias
As alterações na ABNT NBR 14698 começam já no escopo da norma: agora, o texto trata apenas dos vidros temperados para a construção civil e indústria moveleira. O motivo para isso é que os temperados para linha branca já contam com uma norma específica, a ABNT NBR 13866 — Vidros temperados para eletrodomésticos da linha branca, que atualmente também passa por um processo de revisão.
Com a mudança, os ensaios de choque térmico e mecânico foram removidos da ABNT NBR 14698 e serão incluídos na norma de temperados para linha branca. Os itens de referências normativas e termos, além de definições, também foram atualizados e complementados.

Foto: Rochu_2008/stock.adobe.com
Principais mudanças
Houve alteração nos requisitos do ensaio de fragmentação: agora, por exemplo, não há restrição quanto à quantidade máxima de fragmentos, mas recomenda-se controlar a fragmentação durante o processo para que não exceda o número de 140.
Também foram incluídas novas informações, tais como:
- Medição da tensão superficial, que entrou como um método de avaliação opcional;
- Diferença do comportamento de quebra do temperado na versão monolítica e quando ele faz parte da composição de um vidro laminado;
- Definição e esclarecimento sobre sulfeto de níquel e também sobre distorção óptica;
- Tensão máxima admissível;
- Resistência térmica;
- A definição de anisotropia foi reformulada e migrou para o item sobre “características do produto”
O requisito referente à marcação indelével no temperado foi reposicionado como o primeiro item da seção de requisitos da norma, o que reflete sua importância, ficando mais detalhado. Agora, ele é denominado “identificação do processador (marcação)”.
A tolerância máxima admissível do empenamento total passou para 2 mm por metro linear; já a do empenamento local, que agora é chamado de empenamento localizado, passou para 1 mm a cada 300 mm.
Foi incluído ainda um item sobre “impacto humano acidental”, ressaltando a importância da realização do ensaio de classificação de segurança para vidros temperados, como forma de simular situações de impacto humano não intencional. O texto orienta que, quando a norma específica da aplicação não determinar a classe de segurança requerida do temperado, o especificador do projeto deve determinar a classificação de segurança desejada para garantir a segurança dos usuários.
O dispositivo de impacto do ensaio de classificação de segurança também mudou: no lugar do pneu, esse teste passa a utilizar uma bolsa com chumbo, a mesma utilizada no ensaio do laminado.

Foto: JackF/stock.adobe.com
Conteúdo adicional
A nova versão da ABNT NBR 14698 agora passa a ter requisitos de avaliação e tolerâncias para novos tipos de empenamento não contemplados no texto antigo, como ondas de rolete e elevação de borda. Além disso, os critérios de avaliação dos defeitos pontuais, lineares e de bordas, assim como suas tolerâncias, foram totalmente atualizados, bem como as tolerâncias de medidas e de esquadro.
Outra novidade é que os requisitos para furação e recortes em vidros temperados, antes presentes na ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, foram retirados dela e incluídos na ABNT NBR 14698, com diversas atualizações.
Vale destacar ainda que a versão revisada da norma ganhou um anexo sobre vidros esmaltados temperados, também conhecidos como serigrafados: o texto apresenta requisitos e método diferenciado de avaliação de defeitos para os produtos em questão.

Como acessar?
Todos os associados da Abravidro, mesmo aqueles que tenham acabado de se filiar à entidade, têm acesso online imediato a todas as normas técnicas do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) – incluindo a nova versão da ABNT NBR 14698 –, além de outras selecionadas relacionadas a nosso material, pelo ABNT Coleção. Para isso, basta entrar no sistema, preencher os campos “empresa”, “usuário” e “senha” (caso já tenha usado o ABNT Coleção antes), clicar em “Entrar” e procurar pelas normas desejadas.
Foto de abertura: Amorim Leite