Vidro em Ação atrai interesse dos visitantes da Glass 2025

Espaço trouxe ensaios em vidros de segurança e parcerias na divulgação das normas
Falando em Normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Vidro em Ação atrai interesse dos visitantes da Glass 2025

Desde que foi inserido nas atividades simultâneas da Glass South America, em 2016, o Vidro em Ação tornou-se um dos principais pontos de interesse da feira. O espaço, presente mais uma vez na Glass 2025, esteve cheio de visitantes ao longo dos quatro dias do evento cada vez que chegava o horário das apresentações.

A 5ª edição do Vidro em Ação foi realizada pela Abravidro e NürnbergMesse Brasil, em parceria com o Laboratório Falcão Bauer. As atividades foram comandadas por Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, com a participação de convidados especiais, como o especialista em acústica para esquadrias Hugo Martínez, os influencers digitais Thais e Anderson Cabral e Gi Matos, e os arquitetos Larissa Braga, Matheus Gervásio e Thais Ruiz.

Entendendo as diferenças entre os vidros
Foram realizadas dezesseis apresentações com foco na segurança, desempenho e aplicação correta dos vidros. “Essas experiências evidenciaram o comportamento de quebra dos vidros de segurança – temperado e laminado de segurança –, com ênfase nos riscos associados à aplicação inadequada em guarda-corpos”, explica Vera Andrade. “Os ensaios de classificação de segurança permitiram visualizar, de forma clara, como cada tipo de vidro reage em situações de impacto, reforçando a importância da especificação correta conforme as normas técnicas.”

Além das quebras, realizou-se também o ensaio de fragmentação do temperado, verificando o atendimento aos critérios de qualidade e segurança exigidos pela norma ABNT NBR 14698 — Vidro temperado.

Vidro de segurança não é tudo igual: Vera Andrade, da Abravidro, mostrou diferenças entre temperados e laminados no Vidro em Ação

Parceiros na divulgação das normas
Segundo Vera, a participação de convidados especiais, muitos deles arquitetos, foi essencial para enriquecer as apresentações e expandir a divulgação das informações: “Suas dúvidas e contribuições trouxeram uma perspectiva prática e multidisciplinar, aproximando ainda mais o conteúdo técnico da realidade dos projetos arquitetônicos”. Destaque-se ainda a importância da parceria com o Laboratório Falcão Bauer, presente desde a 1ª edição do Vidro em Ação, para o sucesso técnico e educativo do projeto. “A atuação do laboratório nos ensaios ao vivo garante credibilidade e precisão às informações apresentadas, reforçando o compromisso com a segurança e a conformidade normativa.”

Continue a leitura após a publicidade

O sucesso desta edição do Vidro em Ação reafirma o compromisso da Abravidro com a disseminação de conhecimento técnico e com a valorização das boas práticas na aplicação do vidro. “Seguimos motivados para continuar promovendo ações que elevem o padrão de qualidade e segurança em toda a cadeia vidreira”, reforça Vera.

Vidro em Ação 2025
Cada apoiador contribuiu de forma significativa para mais uma edição da ação na Glass, demonstrando o engajamento do setor com a promoção de boas práticas e com o fortalecimento da conformidade técnica na cadeia vidreira.

Este texto foi originalmente publicado na edição 633 (setembro de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Marcos Santos, Meryellen Duarte e Andreia Naomi

Publicidade