14ª Saie Vetro apresenta soluções para vidros e esquadrias

Feira também sediou em Florianópolis o 18º VidroSom, com palestra da Abravidro
Cursos e eventosreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
14ª Saie Vetro apresenta soluções para vidros e esquadrias

A 14ª edição do Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (Saie Vetro), realizada de 10 a 12 de setembro no centro de eventos CentroSul, em Florianópolis, recebeu mais de 11 mil visitantes, os quais puderam conferir as novidades de mais de 150 marcas expositoras vinculadas à indústria de esquadrias e vidro. Confira a seguir alguns dos destaques da feira.

Foto: Divulgação Abividro

A Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) e a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) compartilharam um estande na Saie Vetro 2025 para divulgar suas iniciativas de capacitação para o setor: a primeira destacou o Educavidro (desenvolvido em parceria com a Abravidro), enquanto a segunda apresentou a Academia Afeal – ambas são plataformas gratuitas de ensino online.

Foto: Divulgação AL Indústria

A AL Indústria apresentou o sistema Max System Guarda-Corpo – segundo a empresa, o produto é ideal para aplicações modernas e resistentes, compatível com vidros de 12, 16 e 20 mm e disponível em duas versões: com perfil para sobrepor ou para embutir. A linha Slim de ferragens, com acabamento refinado e facilidade de integração a diferentes estilos de decoração com leveza e modernidade ao ambiente, e a maçaneta 1520 TA, com design minimalista e dispensando a necessidade de puxadores e molas, também chamaram atenção dos visitantes.

Foto: Divulgação GlassParts

A GlassParts destacou em seu estande a mesa de corte automática com carregamento automático: o equipamento realiza o carregamento automático das chapas de vidro por meio de braço telescópico com ventosas, permitindo corte reto e moldado com alta precisão e operação otimizada por software de gerenciamento inteligente, o qual maximiza o aproveitamento do material e reduz desperdícios. A máquina conta ainda com sistema de posicionamento a laser, função de colchão de ar e lubrificação automática, garantindo estabilidade e qualidade superior no corte.

Foto: Divulgação Italotec

Continue a leitura após a publicidade

A Italotec usou seu espaço na feira para falar aos visitantes sobre suas soluções em automação para o setor vidreiro e sobre as marcas internacionais representadas por ela no Brasil, as quais abrangem todo o processo de beneficiamento do nosso material. Uma das principais novidades da empresa foi o lançamento da sua nova geração de ventosas de quatro pontos de fixação.

Foto: Divulgação Roll Door Company

A Roll Door Company levou ao evento seus principais produtos voltados para as regiões 4 e 5 do mapa dos ventos, áreas reconhecidas por suas condições climáticas mais exigentes. Os destaques do estande foram os modelos Lite e Systems, equipados com perfis Robust e Robust Mini. Esses produtos se diferenciam pelo alto desempenho e resistência, atendendo rigorosamente às normas de segurança para ambientes com maior incidência de ventos e chuvas no território brasileiro.

Foto: Divulgação Abravidro

Acústica e normas em foco
O 18º Seminário Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom), realizado dentro da Saie Vetro 2025, no dia 12, reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria para discutir soluções acústicas inovadoras voltadas à construção urbana resiliente.

Além da apresentação de Clélia Bassetto (foto), analista de Normalização da Abravidro, mencionada na edição passada de O Vidroplano, a programação do seminário incluiu palestras de diversos outros especialistas: Nicole Fischer, diretora da Atenua Som, trouxe uma visão sobre o cenário global da acústica aplicada à arquitetura, com foco em esquadrias e fachadas, e mostrou como a inovação pode caminhar lado a lado com práticas sustentáveis que valorizam o bem-estar urbano; por sua vez, Fernando Westphal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou estratégias para especificação de vidros voltadas ao conforto térmico e acústico, com base em estudos científicos recentes. O engenheiro Nilson Vianna, coordenador de Mercado da Cebrace, abordou um dos temas mais comentados do evento, o vidro insulado, enquanto a engenheira Michele Gleice, diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), enfatizou a importância das normas e prazos de garantia das edificações.

Este texto foi originalmente publicado na edição 634 (outubro de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Divulgação Revista Contramarco

Publicidade