Novidades na colagem estrutural de vidros

Comissão de Estudos Especial de Esquadrias trabalha na revisão de normas sobre essa tarefa
Falando em Normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Novidades na colagem estrutural de vidros

Duas normas técnicas passarão por revisão coordenada pela Comissão de Estudos Especial de Esquadrias (CEE-191), com participação da Abravidro: NBR 15.737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural e NBR 15.919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com fita dupla face estrutural de espuma acrílica para construção civil. Os dois textos estão sendo trabalhados simultaneamente. O objetivo, além de atualizar os conteúdos, é trazer uniformidade ao conteúdo em relação aos ensaios e requisitos para ambas as formas de colagem.

Mudanças à vista
Muitas alterações serão realizadas nessas normas, incluindo os nomes delas, os quais devem ser escolhidos mais para o final do processo de revisão. “Uma das principais novidades está na ampliação de seu escopo: elas não apenas tratarão da colagem de vidros, mas também da colagem de outros elementos de fechamento utilizados em fachadas, como painéis metálicos e revestimentos cerâmicos, entre outros”, revela a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto.

O texto ficará mais completo, pois vai passar a incluir detalhes do processo de colagem e também dos ensaios, como, por exemplo, o de compatibilidade do selante com o perfil e o substrato — o objetivo é enfatizar a importância dos processos para a segurança da aplicação. “Outro ponto discutido atualmente é o requisito para painéis pintados ou anodizados, a fim de garantir a adesão tanto do silicone como da fita dupla face aos perfis”, comenta Clélia. Também foi ampliada a abordagem da limpeza dos perfis e demais cuidados para a selagem ser feita corretamente.

Continue a leitura após a publicidade

Ainda sobre nosso material, serão incluídos requisitos específicos para vidros de controle solar e insulados, principalmente em relação ao cálculo do “bite” do selante secundário em aplicações de sistemas pele de vidro.

Norma em consulta nacional
A NBR 14925 — Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação, sobre vidros resistentes ao fogo, passou por revisão e agora entra em consulta nacional no site da ABNT até o dia 7 de janeiro de 2019. Para ter acesso ao texto e enviar considerações, é necessário um cadastro simples pelo link www.abntonline.com.br/consultanacional. Para quem já possui cadastro, basta acessar a página e entrar com login e senha.

Este texto foi originalmente publicado na edição 551 (novembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.