A edição de outubro de O Vidroplano está no ar e você pode lê-la na íntegra aqui! A reportagem de capa deste mês fala sobre um dos itens com vidro mais populares nas casas brasileiras, os boxes de banheiro. O produto passou por uma transformação enorme ao longo das últimas décadas: antes, eram simples barreiras para não molhar o banheiro todo durante o banho, sendo produzidos com materiais simples, como placas de acrílico; hoje, representam um elemento importante do design de interiores, trazendo segurança, modernidade e tecnologia às residências. Dado o tamanho das possibilidades que a estrutura oferece, a revista conversou com empresas do setor (de processadoras a fabricantes de ferragens) para entender como é o processo de desenvolvimento de novas soluções para boxes e quais são as atuais tendências de aplicação – incluindo o crescimento do uso dos laminados.
Resistência colocada à prova: a segurança dos vidros contra ventos e tempestades
Ao longo da última semana de setembro, diversas cidades nas regiões Sudeste e Sul do Brasil foram atingidas por fortes vendavais e tempestades. As intempéries resultaram em inúmeros relatos de danos à infraestrutura dos municípios, principalmente em edificações, incluindo a quebra e a queda de vidros e esquadrias aplicados em fachadas, janelas e outras estruturas. No caso do nosso material, será que se pode dizer que os estragos causados pelos temporais eram inevitáveis ou as instalações falharam em apresentar a resistência esperada? O que, então, pode ter causado essas falhas? A seção “Por dentro das normas” apresenta o que as normas técnicas vidreiras dizem sobre a relação entre vidros e ventos, trazendo também observações de especialistas a respeito da importância de seguir as indicações normativas durante a especificação, instalação e manutenção preventiva periódica de sistemas envidraçados.
Editorial de outubro: “Altos (nem tanto) e baixos”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, analisa os dados do setor no terceiro trimestre de 2025, incluindo os resultados mornos do Termômetro Abravidro e a alta na importação de temperados: “Já há uma medida de defesa comercial vigente para proteger os temperados – um direito antidumping, em revisão, para prateleiras de geladeira –, mas a pauta de importações passou a incluir, recentemente, volumes maiores de vidros de espessura mais alta, destinados à construção civil, principal mercado da nossa indústria. O fato tem deixado os processadores atentos e em estado de alerta – e a Abravidro já atua a respeito”.
Qual o papel das construtoras para o uso de vidro de valor agregado
É muito importante que nosso setor saiba comunicar os benefícios do vidro para especificadores (como arquitetos e engenheiros) e para o consumidor final. No entanto, não podemos nos esquecer de um elemento fundamental nessa equação: as construtoras e incorporadoras. Afinal, são elas as donas dos empreendimentos, sendo responsáveis pela resposta final em relação a quais materiais serão utilizados. Confira na matéria mais sobre o tema.
A primeira do Brasil: Cyberglass recebe certificação Ibelq para laminados
Lançado em março como produto exclusivo do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq), a certificação do vidro laminado tem tudo para se tornar um diferencial de mercado como a já tradicional chancela para temperados. E uma processadora já se antecipou nesse sentido: a Cyberglass se tornou a primeira beneficiadora brasileira a receber o selo para seus laminados (nas espessuras de 3+3 mm e 4+4 mm, ambas com PVBs de 0,76 mm).
Conteúdo acessível: como as empresas utilizam a tabela Que vidro usar?
Com a recente revisão da principal norma do setor, a ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, é necessário fazer o novo texto do documento chegar ao máximo de profissionais vidreiros. Para isso, a Abravidro atualizou a tabela Que vidro usar?, material gratuito elaborado pela entidade para a campanha #TamoJuntoVidraceiro. Saiba de que forma empresas incorporaram a tabela às suas rotinas de trabalho.
Tradição nos negócios: os destaques da edição 2025 da feira italiana Vitrum
A 24ª Vitrum, uma das mais tradicionais feiras da Europa para o nosso setor, foi realizada de 16 a 19 de setembro de 2025 no complexo Fiera Milano, na comuna italiana de Rho, próximo a Milão. Com mais de duzentas empresas expositoras, a mostra teve como foco este ano quatro temas especiais, visando a debater o futuro do mercado vidreiro: inovação e digitalização; mercado e internacionalização; sustentabilidade e descarbonização; e formação e novas oportunidades profissionais.








