Prêmio Abravidro - Banner Topo

Perto do fim

Rafael Ribeiro comenta suas impressões sobre o 16º Simpovidro
Editorialreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.

rafaelribeiro-nov2024O ano de 2024 vai se aproximando do seu final e, como de hábito nesta época, os dias têm sido intensos e cheios de afazeres. A sensação é de que a demanda pelo nosso material tem se mostrado mais aquecida, embora as margens ainda estejam longe do ideal. O mês de novembro concentrou dois feriados que devem impactar o faturamento das empresas, já que diminuiu o número de dias úteis.

Não posso deixar de falar aqui da 16ª edição do Simpovidro, realizada do fim de outubro ao começo de novembro, uma ótima oportunidade de encontrar amigos, parceiros e fornecedores e trocar ideias e impressões sobre o mercado e os desafios que temos vivido. As palestras trouxeram provocações e reflexões interessantes, as quais proporcionaram ótimas conversas à beira da piscina e do belo mar da região! As perspectivas trazidas pelos executivos das usinas de base também injetaram uma boa dose de entusiasmo, com previsão de crescimento do nosso mercado não apenas este ano como nos que estão por vir.

E uma notícia importante deste mês que merece registro porque deve impactar o mercado a partir de dezembro foi a aprovação, pelo governo federal, do pleito da Abividro de aumento da tarifa de importação do float incolor, que sai de 9% para 25%. Diferentemente do direito antidumping, que impacta apenas algumas origens, essa medida é válida para todo o vidro float incolor que entrar no País a partir do início da vigência, por um período de doze meses. O volume de vidro float incolor importado disparou em 2023, chegando a 123 mil toneladas, maior nível desde o início do direito antidumping, em 2014. Este ano, o acumulado até outubro já beira as 122 mil toneladas – ou seja, vai superar 2023. Porém, nos últimos meses temos percebido redução nos números, resultado do aumento do frete e da moeda (dólar), além do andamento do processo de antidumping. É uma oportunidade para a indústria nacional recuperar o terreno perdido.

Espero que essa oportunidade seja aproveitada com inteligência.

Continue a leitura após a publicidade

Leia também:

Momento adverso

23/06/2025
Editorial

Que venham mais 35!

27/05/2025
Editorial

Globalização?

30/04/2025
Editorial