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5 principais motivos pelos quais as empresas quebram

19/12/2017 - 13h16

Escrito por Flávio Ítavo

É possível dizer que 99,99% dos empreendedores fazem planejamento relacionado apenas aos resultados que esperam de seus empreendimentos. Porém, o mesmo percentual não projeta seus balanços e, por consequência, o fluxo de caixa, tornando difícil prever quanto investimento será necessário para o capital de giro. E as dificuldades não param por aí. Confira os cinco principais motivos pelos quais as empresas quebram:

1. Dificuldade em planejar e controlar o fluxo de caixa
As vendas são feitas hoje — e o pagamento, em sua maior parte, depois. Quanto mais você vende, mais cede crédito, podendo ficar inadimplente e com dificuldades de se reequilibrar. Bancos são relutantes em emprestar dinheiro para quem tem problemas de capital de giro.

2. Desconhecer seus custos
As empresas costumam responder à pergunta “qual é o custo por produto?” com uma resposta do tipo “em média, 50% do valor de venda”. Isso significa que não se sabe o quanto custa cada produto, algo inadmissível em tempos nos quais sistemas realizam esse cálculo de forma rápida.

3. Desconhecer os limites de sua estrutura de capital
Mais da metade das empresas com as quais trabalho enfrentam problemas no crescimento agressivo. É aquela venda gigante, oferecida pela cadeia de atacadistas, para ser fechada amanhã, que costuma gerar problemas mais graves. Crescer requer capital de giro, investir também, e desfazer investimentos malfeitos queima capital.

4. Não proteger o faturamento
O termo “proteger” serve para volume e preço. As empresas apostam muito no desconto para aumentar faturamento e se esquecem do quanto afetam, com isso, a percepção de valor do produto, o qual pode demorar anos para voltar a ser vendido em mesma escala pelo preço convencional.

5. Não seguir (ou não ter) um planejamento estratégico
Se você determinou certa estratégia para o negócio, siga-a. Não tente alterar o plano na primeira dificuldade.

Flávio Ítavo
flavio itavoExecutivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte. É um dos maiores especialistas em turnaround no Brasil, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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