Vidroplano
Vidroplano

Líder de ouro

19/12/2017 - 14h44

“Muitas vezes, as pessoas deixam a bola para o outro e não assumem o que deveriam assumir” (José Roberto Guimarães, único brasileiro tricampeão olímpico — a primeira vez foi em Barcelona (1992), como técnico da Seleção Masculina de Vôlei, e em Pequim (2008) e Londres (2012), como líder da equipe feminina do mesmo esporte —, palestrante do 13º Simpovidro)

4 dicas para uma mentalidade vencedora
1. O brasileiro, em geral, só privilegia o 1º lugar — é necessário mudar essa cultura;
2. Para provar sua capacidade, é preciso sempre fazer mais do que os outros esperam de você;
3. Tanto no esporte como no mundo corporativo, não se pode ter receio de mudar o que sempre se faz;
4. Sucessos passados não garantem o sucesso no presente ou no futuro: para continuar vencendo, deve-se ter sempre muito foco e concentração.

O papel do líder
– Assumir riscos;
– Motivar a equipe;
– Comprometer-se com o projeto com o qual está envolvido;
– Saber ouvir cada pessoa.

Curiosidades de um campeão
– Por não ser alto, tendo 1,74 m de altura, tinha de fazer algo diferente para se destacar no vôlei quando ainda era jogador. A solução encontrada foi fazer aulas de balé para melhorar a propulsão no salto;
– Segundo José Roberto, há diferenças na forma de conduzir equipes. Para os homens, a liderança é exercida com mensagens claras, enquanto no caso das mulheres, precisou se aproximar mais de cada jogadora para entender o que elas pensavam. Cabe ao líder perceber detalhes como esses para exercer seu papel corretamente.

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters