Vidroplano
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Paixão e torcida não são suficientes

18/08/2017 - 16h54

Escrito por Flavio Paim

Assim como para as vitórias do time de futebol, o empresário brasileiro também torce para o sucesso do seu negócio. O problema é quando começa a agir apenas como um torcedor no comando da empresa, atuando de forma impulsiva e esperando que os resultados ocorram de uma semana para a outra, de “um jogo para outro”.

Ame seu negócio
Ser apaixonado pelo próprio negócio torna os desafios diários mais fáceis de serem superados. Se a equipe de colaboradores “torce” para o sucesso, o grau de engajamento será muito maior.

Mas isso não é tudo
Porém, apenas paixão e torcida não são suficientes. Elas podem tornar o processo decisório de uma empresa algo viciado, com alta possibilidade de que atitudes equivocadas sejam tomadas. Por mais apaixonado que o gestor seja, é essencial ter um processo gerencial pautado pela racionalidade, utilizando-se de toda a técnica administrativa disponível e aplicável à realidade de seu segmento.

Agregando valor
Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que pretendem se manter relevantes necessitam desenvolver uma forte capacidade de agregar valor não só em produtos e serviços, mas também em suas práticas de gestão. Assim, alcançará seus objetivos por meio do entendimento dos desejos e necessidades do consumidor, gerando estratégias relevantes para o negócio e para o mercado como um todo.

Profissionalismo é a chave
Resultados duradouros não acontecem da noite para o dia. É essencial que o responsável pelo negócio busque transcender a dimensão passional e torcedora quanto ao seu negócio, tratando-o de maneira absolutamente profissional e estratégica.

Fale com ele!
Flávio Paim cópiaFlavio Paim é administrador e consultor empresarial. Possui MBA em marketing e sólida experiência nas áreas de gestão, comercial e marketing.
www.flaviopaim.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 536 (agosto de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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