Vidroplano
Vidroplano

Palavra do leitor

21/10/2016 - 14h15

Carta enviada à nossa redação

À AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix

Solicitação de mudança na política de vendas

Prezados Senhores,
Considerando que a política de vendas atualmente adotada e praticada no mercado vidreiro pelas empresas supramencionadas tem gerado impacto profundamente danoso à sua clientela, inclusive e principalmente à nossa empresa, tendo em vista sermos compradores fidedignos de vidros advindos do fornecimento dos referidos fornecedores, viemos explicitar o fenômeno inequívoco e apresentar sugestão para análise, com o fim de obter uma resolução inexoravelmente inadiável e iminente.

Senhores, é notório e do conhecimento de todos que o duelo existente entre os fornecedores de vidros planos tem sido prejudicial a todos. Mas, principalmente, à sua clientela, que tem se tornado cada vez mais vulnerável em meio ao fogo cruzado incontrolável eclodido em face dos preços praticados diariamente pelos fornecedores em tela. Ressalta-se que o mercado de revendedores e temperadores vidreiros tem se tornado cada vez menor, tendo em vista que muitos empresários não têm conseguido se sustentar diante de tal política de vendas nociva adotada e praticada.

Percebam como tem ocorrido o fenômeno elencado: em um dia, divulga-se de forma massificada que haverá aumento de preços dos vidros em determinado curto prazo. Desta forma, revendedores e temperadores, acreditando que a promessa do aumento de preços vai se concretizar, juntam todo o seu capital de giro e reservas e efetuam a compra, visando a manter seu estoque profuso e alguma margem de preço compatível com a concorrência no nicho. Entretanto, não se cumpre a referida promessa. Além disso, divulga-se em um tom muito mais elevado uma promoção de preços, levando os vulneráveis e hipossuficientes em tela à bancarrota, visto que os prejuízos são inevitáveis.

Em face de todo o exposto, a regra tem sido o prejuízo para os revendedores e temperadores. E nossa empresa se inclui entre eles. Desta forma, é inegável o cabimento de uma reflexão sobre a temática em tela, a fim de que seja revista esta política de vendas, que promove insegurança econômica. De igual modo, vê-se como salutar a prática não flutuante da movimentação dos preços subindo e descendo sem ponderação, deixando transparecer que a ação de flutuar preços o tempo todo mais se parece com o duelo entre os concorrentes, sem se importar com o prejuízo que sua clientela venha a sofrer. Enquanto que o mais ponderável seria: vai aumentar o preço planejadamente? Ótimo! É só sinalizar com antecedência. Entretanto, cumprindo de fato a promessa. Vai fazer uma promoção? Certo! Mas que seja sinalizado com antecedência, porque desta forma a clientela se planeja com seu estoque, evitando maiores prejuízos. A transparência deve ser a regra.

Diante do exposto, solicitamos, por gentileza, que haja uma mudança na política de vendas adotada e praticada no mercado vidreiro pelos fornecedores, a fim de evitar maiores prejuízos de sua clientela.

Em tempo, agradecemos a compreensão e reiteramos
nossos laços de parceria.

Respeitosamente,

Luiz Cintra
Divisaglass
Salvador (BA)

 

Móveis de vidro

Li a edição de setembro de O Vidroplano e assisti ao vídeo com os designers da Glass11, na página 21. Ficou show!
Beatriz Macedo
Assessora de imprensa na Mafer Comunicação Empresarial
São Paulo (SP)

 

Glasstec 2016

Celina, agradeço por sua visita ao nosso estande durante a Glasstec. Acompanho a distância o trabalho da Abravidro e admiro a perseverança e paixão com que vocês se dedicam em diversas frentes para a promoção do vidro. Acompanho mensalmente O Vidroplano: a revista e o Panorama Abravidro são ferramentas essenciais para entendermos melhor o mercado brasileiro, que é estratégico para a Dip-Tech!
Alex Kochen
Gerente de Vendas para o Brasil, Itália, Espanha e Portugal da Dip-Tech

Ótima cobertura, muito profissional e inteligente!
Marcos Ribeiro
Dardi Waterjet
São Paulo (SP)

Este texto foi originalmente publicado na edição 526 (outubro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters