Vidroplano
Vidroplano

Palavra do leitor

23/08/2017 - 11h20

Que vidro usar em um guarda-corpos?
Estou instalando guarda-corpos no 24º andar de um prédio. Existe alguma norma que exija que, por questões de segurança, o vidro usado na estrutura seja laminado? O fornecedor insiste que não há a necessidade de ele ser laminado.
Renata Calfat
S&A Arq
São Paulo

De acordo com a norma técnica NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, o vidro para guarda-corpos só pode ser utilizado laminado ou aramado. O vidro temperado não pode ser aplicado nesse caso, pois, se quebrar, ele estilhaça e o vão fica totalmente aberto. O laminado, apesar de quebrado, permite que os fragmentos fiquem aderidos a uma camada intermediária entre os vidros, preservando o fechamento do vão e impedindo a queda de corpos e objetos. Informação importante: a NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação, que estabelece os requisitos para guarda-corpos, faz referência à NBR 7199 para guarda-corpos com vidros.
Clélia Bassetto
Analista de Normalização da Abravidro
(11) 3873-9908

Este texto foi originalmente publicado na edição 536 (agosto de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters