Vidroplano
Vidroplano


Abravidro participa de curso para avaliação de esquadrias

21/08/2017 - 11h41

No último dia 16, a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) organizou, em parceria com a Abravidro, o curso Desempenho Térmico de Esquadrias. O objetivo do treinamento foi permitir que os fabricantes de esquadrias possam avaliar e fazer medições em relação ao material que fabricam. Além disso, aprenderam sobre os vidros ideais para uso com esquadrias para a elaboração de suas etiquetas de avaliação de desempenho térmico, como determina a norma NBR 10821 – Esquadrias para edificações.

Curso_abividro1A aula foi realizada por Fernando Westphal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Silvio Bueno de Carvalho e Clélia Bassetto, respectivamente gerente técnico e analista de Normalização da Abravidro, estiveram entre os alunos do curso juntamente com alguns representantes de empresas de esquadrias.

Para ajudar a avaliar o desempenho térmico, Westphal apresentou os softwares Optics (para medição e comparação dos vidros), Therm (que estabelece a condutividade térmica da superfície das esquadrias, de acordo com o material de sua composição) e Window (para a medição de todo o conjunto do sistema), e orientou como usá-los para determinar o desempenho térmico das esquadrias e vidros. Os três são gratuitos e podem ser baixados pela Internet.

De acordo com Clélia, a aula foi bastante produtiva para conhecer essas ferramentas, e o treinamento será ampliado para todos que quiserem participar. A ideia é a organização de novas turmas com maior tempo de duração, para acrescentar mais detalhes sobre o tema.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters