Vidroplano
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Encontro vidreiro proporciona capacitação empresarial

30/11/2005 - 00h00

Os quase quinhentos participantes do 7º Simpovidro retornaram para seus negócios com uma lição na ponta da língua – descruzar os braços e reinventar a empresa vidreira. As táticas, eles aprenderam no maior encontro do setor no País, realizado de 30 de novembro a 4 de dezembro, no Sofitel Costa do Sauípe, Mata de São João, Bahia.

Contando com o patrocínio das indústrias de vidro Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e UBV, o evento promovido pela Andiv teve, pela primeira vez, um tema central – Reinventando a Empresa Vidreira – apresentado sob diversos ângulos por sete grandes expositores.

Palestras

Coube ao baiano César Souza abrir o evento com a palestra A Empresa Vidreira 2010: Inventando o Futuro. Sua dica: é preciso ter coragem para sair da zona de conforto partir para mares nunca antes navegados. “A empresa do futuro é aquela que consegue criar líderes e não apenas gerentes. É a que conhece não só o cliente, mas o negócio do cliente, lembrando que cada cliente é único.”

O consultor e economista João Carlos Bemvenutti falou sobre O Resgate do Lucro. E sugeriu: o ideal é administrar custos e não cortá-los, além de perceber novos mercados, profissionalizar a cabeça dos sócios das empresas familiares, ter rapidez nas decisões, promover melhoria contínua e gerenciar a política de crédito.

Finalizando o segundo dia de palestras, Max Gehringer deu seu recado. “É preciso saber a hora de fazer a pequena mudança para não sucumbir. Afinal, muitas vezes, se não enxergarmos a necessidade de mudar, acabaremos colocando nosso negócio sob o risco de não mais existir.”


Conteúdo e prática

Ver a empresa como um investimento, tendo como objetivo a rentabilidade e não geração de lucro é a lição que Gustavo Cerbasi explicou. “Todo empresário deve saber explorar o banco e não ser explorado por ele. Não há melhor hora de procurar seu gerente do que aquele momento em que você não está precisando de dinheiro.”

Para ele, é imprescindível se interessar pelas finanças da empresa, trabalhar com orçamento claro, valorizar números na hora das decisões, possuir pessoas de confiança e liderar funcionários conscientes da importância de resultados.

Franz Bacher teve duas participações. Primeiro, falou sobre gestão de negócios para os novos tempos. “Essencial nos dias atuais é saber quebrar paradigmas, administrar bem o tempo, investir em si próprio, ter boa saúde física e mental, desenvolver a auto-estima, usar a inteligência e nunca perder o entusiasmo para gerir a empresa.”

À tarde, um grupo de, aproximadamente, cinqüenta empresários participou do workshop conduzido por Bacher. Usando a técnica do brainstorming para gerar novas demandas de vidro, os participantes lançaram mais de quinhentas idéias que farão parte de um plano de ação para o próximo ano.

Fechamento

No último dia, via satélite, diretamente de São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, Paulo Skaf, falou ao vivo aos participantes do 7º Simpovidro, respondendo perguntas formuladas pela diretoria da Andiv, com intermediação de Wilson Farhat Júnior, seu presidente. “O Brasil precisa de empreendedores, ou seja, empresários que tenham ousadia de arriscar, mas sem passar a imagem de aventureiros.” Para Skaf, os riscos devem ser calculados e controlados. “Há 25 anos, o Brasil parou de crescer e estamos administrando crises e mais crises. Devemos eliminar desperdícios, defender o fim da informalidade, lutar pela redução dos gastos públicos e a favor do crédito.”

A palestra de encerramento (Inteligência Competitiva), ficou por conta do economista Carlos Hilsdorf. “Os empresários devem perceber que toda vez que não estiver investindo, estará investindo no concorrente”, disse. “Cuidado com atitudes limitadoras e faça da gestão profissional uma constante nas empresas familiares. Só assim elas terão sucesso.”

Atividades extras

Além de uma palestra técnica da Sekisui, umas das empresas apoiadoras do evento, algumas atividades agitaram as tardes no hotel. No Centro de Convenções, o maquiador de O Boticário, Marconi Silva, ensinou truques de automaquiagem para, aproximadamente, sessenta mulheres.

Na sexta-feira, a palestra de moda, seguida pelo desfile da estilista baiana Márcia Ganem, também foi um sucesso. Três “top models” serviram de modelo – Lidiane Gorito (Guardian), Cássia Cabib (Makivetro) e Rosemari Bremm (Mariart) exibiram três vestidos da coleção de verão da estilista.

Para relaxar, uma estação de quick massage, à beira da piscina renovava os ânimos. Mas muita gente preferiu mesmo aprender a fazer bolsas de palha de piaçava, artesanato típico da região.

Quanto à jornada esportiva, o tênis foi o esporte mais concorrido e revelou alguns talentos. Rui Marson, gerente de Suprimentos da Cebrace, repetiu a dose do último Simpovidro e sagrou-se bicampeão invicto. Sandra Regina Bento Moreira, esposa de Reginaldo Moreira, da Tamglass, foi a única mulher a participar da jornada e fez bonito.

Na repescagem, disputada no sábado, o campeão veio da Itália: Fabian Adolfo Cattanneo, da Suisei, representada no Brasil pela BRGlass.


 


Confira as fotos do 7º Simpovidro




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