Vidroplano
Vidroplano


Energia fotovoltaica e anisotropia: saiba mais sobre as palestras do GPD 2017!

29/06/2017 - 18h27

As palestras do Glass Processing Days (GPD) são o lugar certo para quem quer conhecer inovações envolvendo o vidro. E a edição deste ano não foi exceção — seja conferindo ao vidro novas qualidades, seja aprimorando seus processos produtivos e eliminando seus problemas, o conhecimento levado hoje aos participantes do maior fórum vidreiro do mundo foi bastante enriquecedor.

BIPV em fachadas: aliando eficiência e estética
Erika Saretta, mestra-assistente do grupo de pesquisa em BIPV (painéis solares integrados à construção), da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça, indicou em sua palestra formas de promover o equilíbrio entre a estética e a eficiência de fachadas de vidro com BIPV. Erika mostrou aos espectadores algumas soluções arquitetônicas já existentes com painéis fotovoltaicos que não comprometem a estética das edificações, além de apresentar opções de tratamento dos painéis para esse resultado.

O assunto também foi abordado na palestra de Tomas Lenkimas, chefe do departamento de P&D da processadora lituana Glassbel, voltada para o mercado de vidros arquitetônicos e para interiores. Lenkimas apresentou o prédio da Glassbel na Lituânia, com a fachada dupla e uso de painéis fotovoltaicos. Ele também detalhou o desempenho do prédio em relação às expectativas, seu impacto ambiental, custos e aprendizados.

Anisotropia: a ameaça pode ser controlada!
Poucos temas do GPD este ano preocuparam tanto seus participantes como a anisotropia, característica óptica do vidro temperado que produz áreas com esforços diferentes na seção transversal do vidro, o que resulta em um efeito de dupla reflexão manifestado com o aspecto de manchas coloridas. A anisotropia, infelizmente, é característica do processo de têmpera e impossível de evitar… ou será que não?

Esse foi o tema da apresentação de Francis Serruys, gerente-sênior da Saint-Gobain Glass Solutions. Ele contou que uma grande descoberta no ano passado levou ao desenvolvimento de um equipamento capaz de visualizar e quantificar o nível de anisotropia de cada vidro que tenha passado por algum tratamento térmico. Não à toa, Celina Araújo, que se despede este mês das funções de editora de O Vidroplano e superintendente da Abravidro, considerou essa palestra como o grande sucesso dessa manhã no evento.

A cobertura completa do GPD 2017 estará presente na edição de julho de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters