Vidroplano
Vidroplano


Sindicato do Vidro é fundado em Santa Catarina

23/02/2017 - 11h00

Empresários do segmento do vidro de diversas regiões do Estado de Santa Catarina se reuniram no dia 15 de fevereiro para fundar o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina (Sindicato do Vidro). Assim que for reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Carta Sindical, o sindicato será o único detentor da capacidade de representar os processadores de vidros planos na negociação coletiva de trabalho e dissídio coletivo.

A entidade também poderá proporcionar aos seus associados uma série de benefícios a partir da participação no Sistema Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Entre os benefícios estão inclusos os serviços oferecidos pelo Sesi e Senai, além de atuação em defesa de outros interesses, como no envio de propostas de projetos de leis ao Legislativo ou patrocínio em ações judiciais voltadas para benefícios fiscais e tributários para as empresas do setor.

“Esse era um anseio antigo dos empresários do setor. Agora, finalmente, eles podem comemorar a conquista obtida graças à atuação incansável da nossa associação”, destaca Rafael Nandi da Motta, presidente da Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi). Para ele, esse foi o primeiro passo de uma jornada que renderá grandes benefícios para o segmento como um todo.

O novo sindicato não substitui as atividades da Ascevi. Esta continuará responsável pela organização de eventos, cursos e workshops, assim como pelo atendimento aos profissionais do setor não contemplados pelo sindicato, como vidraceiros, distribuidores de vidro e fabricantes de esquadrias e acessórios para o nosso material.

Próximos passos
Para que o sindicato possa de fato atuar como entidade representativa, é necessário seguir, a partir de agora, o trâmite burocrático que pode levar até três anos para ser concluído. A primeira providência a ser tomada será o registro em cartório do estatuto e da ata da assembleia de instituição do sindicato, bem como a ata de posse da diretoria eleita.

Samir Cardoso, eleito presidente da entidade, espera que os benefícios proporcionados pelo sindicato possam superar qualquer espera. “Ainda que demore, era necessário que enfrentássemos esse desafio, pois só assim poderemos colher os bons frutos da iniciativa”, avalia. Segundo Cardoso, os processadores catarinenses de vidros planos se encontram desamparados do ponto de vista legal: “Atualmente, a maioria das empresas do vidro no nosso Estado está filiada ao sindicato do plástico, entidade que não tem relação com o nosso setor — e, se eles não entram em um acordo, não sai o nosso dissídio e não temos o que fazer”.

O novo dirigente informa ainda que a criação dessa nova entidade não gerará custo extra para os associados, mas sim uma realocação da contribuição obrigatória que já é paga aos diversos sindicatos que hoje atendem as empresas vidreiras.

Diretoria eleita para o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina — 2017-2020
Presidente
Samir Cardoso

Primeiro-vice-presidente
Rafael Nandi da Motta

Segundo-vice-presidente
Lino Rohden

Secretária
Marlene Alves de Farias

Vice-secretária
Geizi Izaias Cardoso

Diretor administrativo-financeiro/Tesoureiro
Altemir de Freitas Zamparetti

Vice-diretor administrativo-financeiro/Tesoureiro
Clairto Antônio da Motta

Conselho Fiscal
Bruna Nandi da Motta
Everton Pessetti
João de Campos
João Henrique Paludo Bolsi (suplente)
Mauro Wagner (suplente)
Orlando Pedro Nascimento (suplente)

Delegação Federativa
Altemir de Freitas Zamparetti
Samir Cardoso
Lino Rohden (suplente)
Rafael Nandi da Motta (suplente)



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters