Vidroplano
Vidroplano


Vidros de valor agregado são tema de simpósio do Sindividros-RS

26/10/2016 - 18h34

Cerca de sessenta pessoas participaram, no dia 20 de outubro, do 1º Simpósio Vidro Certo Sul, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS). O local escolhido para o evento foi o auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O simpósio, cujo objetivo foi apresentar as inovações dos vidros com valor agregado, contou com palestras de representantes das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix — suas patrocinadoras. Eles falaram sobre os valores agregados de vidros decorativos, espelhos, vidros de eficiência energética e soluções diferenciadas.

Quem também palestrou no local foi o professor e engenheiro civil Fernando Simon Westphal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Westphal representou a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e seu tema teve como foco a recente revisão da norma NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil em relação às áreas de segurança e eficiência energética.

Em sua apresentação, o engenheiro civil destacou as aplicações em que são necessários vidros de segurança e onde o vidro comum não pode ser utilizado sem o beneficiamento adequado. Também apontou o uso dos vidros de controle solar como uma estratégia de eficiência energética, principalmente em edificações residenciais, como um benefício à redução do uso do ar condicionado.

O 1º Simpósio Vidro Certo Sul, último evento realizado pelo Sindividros-RS este ano, contou com apoio da sede gaúcha da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-RS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs).



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters