Vidroplano
Vidroplano


GPD 2017: visita a fábrica e encerramento no último dia do fórum

30/06/2017 - 17h06

A 25ª edição do Glass Processing Days (GPD) terminou hoje, mas já deixou saudades! O maior fórum vidreiro do mundo, que este ano teve durante todo o evento as presenças de Iara Bentes, superintendente da Abravidro, e Celina Araújo, que deixa a entidade a partir de segunda-feira, trouxe mais palestras ricas em conhecimento. Hoje, cases de laminados de segurança e os fatores que guiarão o envidraçamento de fachadas pelos próximos anos estiveram entre os assuntos de destaque.

Visita à casa da anfitriã
WhatsApp Image 2017-06-30 at 07.53.51
Além de acompanhar diversas apresentações do último dia de GPD, Iara e Celina aproveitaram para visitar o laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Glaston, organizadora do evento, e as instalações de uma processadora que usa equipamentos de ponta da fabricante finlandesa para produzir seus vidros temperados e laminados.

No laboratório, era possível ver de perto o forno Glaston Air em funcionamento: nele, o vidro flutua em um colchão de ar em vez de passar pela têmpera sobre um rolo cerâmico. Com isso, a chapa não fica com marcas de rolo.

Outro forno visto no local, da linha FC, apresentava a tecnologia iLook para controle e avaliação da anisotropia (tema bastante discutido ontem). Com ela, é possível controlar a anisotropia de cada peça e até fornecer certificados para os clientes — assim que a Glaston definir com a Saint-Gobain as regras para essa medição e certificação.

Encerramento com chave de ouro
Palestras 1
Embora as cerimônias de encerramento do GPD sejam espaços dedicados ao networking e à descontração, mesmo nessa ocasião os participantes tiveram acesso a conhecimentos valiosos. Stephanie Hughes, fundadora e CEO do escritório de arquitetura Akka Architects, apresentou a importância de um espaço como o GPD, que favorece as interações para promover inovação. A palestra deu a todos um gostinho do conteúdo de seu livro Architecting interations — How to innovate through interactions, lançado na própria cerimônia.

Depois da apresentação, Jorma Vitkala, chairman do comitê organizador do GPD, agradeceu a todos os participantes e os convidou a voltar para a próxima edição do evento, em 2019, pedindo que fossem deixadas sugestões para tornar o congresso ainda melhor. O evento foi encerrado com um brinde conduzido por Vitkala.

Durante os três dias de GPD, Celina e Iara conversaram com todos os brasileiros para saber o que eles acharam do evento (leia mais aqui e aqui).

A cobertura completa do GPD 2017 estará presente em reportagem especial na edição de julho de O Vidroplano. Não perca!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters