Que tal mudar os paradigmas de sua empresa?
19/06/2017 - 20h19
Escrito por Cláudio Lúcio da Silva
As novas realidades que a conjuntura econômica e política, os fornecedores, a concorrência e o mercado consumidor têm exigido das empresas vidreiras requerem uma forte mudança de paradigmas. Empresas com grandes dificuldades em gestão optam por estratégias do tipo cópia, ou estratégias extravagantes, tresloucadas e desconectadas da realidade do setor. Isso pode incentivar as estratégias de atuação camicases e autodestrutivas para a empresa e para o mercado local.
Não se faz qualquer tipo de gestão dos custos da empresa ou qualquer tipo de controle rigoroso dos custos. Não se estabelecem suas próprias estratégias de atuação do negócio e suas prioridades competitivas. Nesse panorama, a cada nova crise que ocorrer, menos empresas irão sobreviver.
É urgente que os agentes de atuação do mercado vidreiro ajustem seus atuais paradigmas.
“O segredo do sucesso não é prever o futuro, mas criar uma organização que prosperará em um futuro que não pode ser previsto” (Michael Hammer).
– Paradigma antigo: É preciso ter ideias novas.
– Novo paradigma: É preciso escapar das ideias antigas.
– Paradigma antigo: Tudo se consegue resolvendo problemas.
– Novo paradigma: Tudo se consegue explorando oportunidades.
– Paradigma antigo: A empresa maior vence a menor.
– Novo paradigma: A empresa mais ágil vence a mais lenta.
– Paradigma antigo: Fuja das ameaças.
– Novo paradigma: Transforme ameaças em oportunidades.
– Paradigma antigo: Essa crise vai passar, vai sim.
– Novo paradigma: Essa crise vai passar e, depois que ela passar, vem outra pior. É preciso olhar a turbulência como coisa natural. A transição é contínua.
– Paradigma antigo: Nosso lema é não aceitar devolução.
– Novo paradigma: Se o cliente não gostou, não houve negócio.
– Paradigma antigo: O cliente não perdoa o erro da empresa.
– Novo paradigma: O imperdoável para o cliente não é o erro, mas a maneira como a empresa reage ao erro.
O pior é quando se passa por uma experiência sem nada aprender e nada esquecer!
Fale com eles!
Cláudio Lúcio da Silva ministra os módulos da Especialização Técnica Abravidro. É expert em transformação de vidros, com experiência em modelagem, implantação e gestão de processos industriais. claudiolucio.s@hotmail.com
Este texto foi originalmente publicado na edição 534 (junho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian alerta sobre falsos representantes e parceiros
- Guardian confirma manutenção do forno de Tatuí (SP). Veja detalhes
- Publicada norma revisada sobre forças devidas ao vento em edificações
- Galeria de fotos: Lançamento oficial da Glass 2024
- Lançamento oficial da Glass 2024 reúne setor vidreiro em São Paulo
- Pesquisa da CNI aponta queda em áreas dinâmicas da indústria