Vidroplano
Vidroplano

‘Quebra ou não quebra?’

18/07/2016 - 17h39

Destacar-se em meio a todas as atrações da Glass South America não era tarefa fácil, mas quem passou pelo espaço Vidro em Ação, no pavilhão de maquinários, pôde constatar que ele conseguiu essa façanha.

Nesse estande, os visitantes puderam ver de perto quatro diferentes ensaios de certificação do vidro segundo as normas técnicas da ABNT, realizados pelo Falcão Bauer, laboratório acreditado pelo Inmetro. Normalmente, o acesso a esses testes é restrito e eles não podem ser filmados ou fotografados. Inovações para o isolamento acústico também foram mostradas.

A união faz a força
O Vidro em Ação é resultado da parceria entre a Abravidro, o Instituto Falcão Bauer, a Universidade do Som, a NürnbergMesse Brasil e o site Setor Vidreiro. Ele foi apoiado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), ABNT, Agmaq, Cebrace, Divinal Vidros, Guardian, Interbox e PKO do Brasil.

Gabriel Batista, criador do Setor Vidreiro, apresentou todas as 23 rodadas de ensaios de forma descontraída e didática. Nos dias 8, 9 e 10, cinco rodadas foram realizadas — já no sábado, houve oito apresentações.

Ao final de cada sessão, sorteou-se um exemplar da NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio. O sorteio dos 23 exemplares só foi possível pelo apoio da ABNT a essa iniciativa.

Silvio Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro, coordenou o Vidro em Ação e afirma: “Os visitantes ficaram impressionados e puderam conhecer melhor uma parte dos testes a que os vidros certificados pelo Inmetro são submetidos”.

Conheça os ensaios

  • Para vidros temperados (segundo a NBR 14698 — Vidro temperado):
    • IMPACTO DE CLASSIFICAÇÃO DE SEGURANÇA: Um pêndulo formado por pneus e chumbo é lançado contra a chapa, fixada verticalmente, atingindo seu centro. O lançamento é feito de três alturas diferentes: 0,20, 0,45 e 1,20 m. A chapa não deve quebrar: se isso acontecer, os dez maiores fragmentos não podem exceder a massa equivalente a 6.500 mm² do vidro original.
    • FRAGMENTAÇÃO: Com uma ferramenta especial, o técnico atinge o vidro. Após alguns minutos, um gabarito quadrado é colocado sobre a área com os maiores fragmentos, para contá-los. Um vidro com espessura de 4 a 12 mm precisa ter, no mínimo, quarenta fragmentos, enquanto os de 15 a 19 mm devem ter pelo menos trinta — em ambos os casos, a quantidade máxima permitida de fragmentos é 100.
    • CHOQUE MECÂNICO: O vidro é apoiado na horizontal e uma esfera de cerca de 1 kg é lançada para baixo, no centro da chapa, de uma altura definida por sua espessura. Para ser aprovado, o vidro não pode quebrar.

 

  • Para vidros laminados (segundo a NBR 14697 — Vidro laminado):
    • IMPACTO DE CLASSIFICAÇÃO DE SEGURANÇA: O procedimento é idêntico ao ensaio de impacto de classificação de segurança para temperados. Dependendo da altura da qual o pêndulo for lançado, o laminado pode ser classificado como Classe 1 (a 1,20 m), 2 (a 0,45 m) ou 3 (a 0,20 m) se não quebrar com o impacto. Se quebrar, o vidro não pode permitir a passagem de uma esfera de aço de 76 mm de diâmetro em algum orifício.

Silêncio transparente
O Vidro em Ação exibiu duas cabinas acústicas para demonstrar soluções para o bloqueio de ruídos e destacar que isso só é possível quando todos os componentes do sistema (como esquadrias, vedações e o próprio vidro) são bem-especificados.

  • Cabina Acústica Sem Ventilação — Trazia um alto-falante dentro de si. A música alta dele mal era ouvida quando a cabina estava fechada. O isolamento acústico, de 34 dB, foi possível pelo uso de vidro duplo (comum 6 mm, câmara de ar de 6 mm e laminado 4+4 mm), perfis especiais de alumínio e vedação sem frestas.
  • Cabina do Silêncio — Do tamanho de uma cabina telefônica, seus painéis acústicos funcionam como labirintos geométricos, que fazem com que o ruído se perca enquanto o ar passa de um ambiente a outro. A cabina exibida era de acrílico, mas também pode ser feita de vidros de 4 e 5 mm. Nos testes de laboratório, os painéis permitiram um isolamento de 35 dB.

Fale com eles!
ABNT — www.abnt.org.br
Abravidro — www.abravidro.org.br
Instituto Falcão Bauer — www.institutofalcaobauer.com.br
NürnbergMesseBrasil — www.nuernbergmesse-brasil.com.br
Setor Vidreiro — www.setorvidreiro.com.br
Universidade do Som — atenuasom.com.br/universidadedosom

Este texto foi originalmente publicado na edição 523 (julho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters