Vidroplano
Vidroplano


EPIs: entenda por que é importante sempre usá-los!

23/11/2017 - 13h00

Quem trabalha com o manuseio e beneficiamento de vidro precisa estar atento à sua segurança. Para isso, além de seguir os procedimentos corretos para cada atividade no chão de fábrica, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental.

Não deveria ser necessário explicar por que os funcionários devem estar sempre com seus EPIs; afinal, seu uso é obrigatório e não colocá-los pode levar a punições tanto à empresa como ao próprio profissional. Mesmo assim, ainda há muita gente que ignora o perigo de trabalhar sem EPIs. Para entender por que é importante sempre usá-los, conheça um pouco mais sobre cada equipamento a seguir:

- Capacete
Worker detail

A função desse EPI é proteger a cabeça do profissional contra impactos e objetos projetados no ar, indispensável sempre que a peça de vidro for levantada acima da altura do trabalhador. Para garantir essa proteção, não basta só colocar o capacete: é preciso ajustá-lo para que ele não fique folgado e possa cair durante as atividades.

 

- Óculos de proteção
Plastic safety goggles

Esses óculos garantem a proteção dos olhos do trabalhador contra lascas e outros artefatos. Nunca se deve operar uma máquina de corte sem usar os óculos de proteção, por exemplo.

 

- Protetor auricular

Hearing protectionColocado sobre o ouvido, o protetor auricular abafa a entrada do barulho vindo das máquinas. Sem esse equipamento, o ruído do local de trabalho pode prejudicar a audição, até permanentemente.

 

- Luvas anticorte

WorkerFeitas com materiais como fibra de carbono, fio de aço ou Kevlar, essas luvas são grossas e protegem o profissional contra o risco de cortes. Por isso, o uso delas durante o manuseio do vidro é extremamente importante.

 

- Mangotes anticorte

5Colocados sobre os antebraços, os mangotes servem para protegê-los de cortes, queimaduras ou contato com produtos químicos. Atenção: nunca deixe um vão entre a luva e o mangote, para que o punho não fique desprotegido!

 

- Botas

6As botas para o trabalho com vidro precisam ser fechadas, sem cadarços e com biqueira de aço. Elas dão mais firmeza aos pés e tornozelos do trabalhador, e os protegem contra quedas de objetos e lascas de vidro.

 

- Avental

Glazier in workshop handling glassEsse EPI protege a parte frontal do corpo, principalmente em trabalhos que envolvem corte de vidro.

 

Conhecendo a finalidade dos EPIs, fica claro que usá-los é importante para que o trabalhador evite riscos de ferimentos. Por isso, cuide bem dos seus EPIs e nunca se esqueça deles!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters