Vidroplano
Vidroplano

Seguindo em frente

19/12/2017 - 13h17

DomingosE eis que chegou dezembro, o último mês de um ano que ficará marcado como um dos piores da história do mercado vidreiro. Foi mais um período em que assistimos à queda da demanda por nossos produtos, especialmente na área da construção civil — e fecha com retração de 6% no terceiro ano seguido de declínio. E dentro de 2017 passamos por outro grave problema, quase uma contradição: a falta de vidro, que causou transtorno e um verdadeiro tsunami no mercado nos últimos meses. A situação agora parece normalizada e o intervalo comercial das festas de fim de ano será uma ótima oportunidade para as usinas regularizarem seus estoques de forma definitiva. A manutenção a frio do forno parado em setembro segue conforme cronograma e sua produção deverá ser retomada para janeiro, o que também deve ajudar nisso.

Um balanço de 2017 não pode deixar de fora a 13ª edição do Simpovidro, o evento mais importante do nosso setor. Em um ano difícil como esse, o simpósio tornou-se ainda mais necessário. A realização do tradicional encontro da cadeia vidreira em cenário adverso chegou a ser questionada por alguns, mas não nos deixamos abater e mais uma vez reunimos os principais atores do nosso mercado superando a expectativa de público e registrando altos índices de satisfação dos participantes.

Mas dezembro não é tempo apenas de olhar o que passou. É hora também de olhar para frente e pensar o futuro. A economia começa a registrar melhora, as perspectivas vão ficando mais favoráveis e o ano-novo já passa a ser encarado como uma real oportunidade de voltar a crescer, mesmo que em patamares mais tímidos.

Em 2018, conte com a Abravidro e nossa equipe para trabalhar com você no desenvolvimento de nosso mercado. Elaboração e revisão de normas técnicas, cursos de especialização, consultoria no processo de certificação, o melhor conteúdo sobre o mercado, combate à sonegação fiscal, consultoria técnica e jurídica, defesa dos interesses dos processadores e distribuidores são algumas das atividades que estão em nossa pauta no ano que está por começar.

Feliz Natal e que 2018 seja próspero para todos nós!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters